TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agente Etiológico

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Teníase

Agente Etiológico

        Os parasitos responsáveis por essa doença pertencem à classe Cestoda, que  significa “forma de fita”. A teníase é uma doença provocada pela presença da Taenia solium e da T. saginata, doença provocada pela presença do cisticerco da T. solium em alguns órgãos humanos.

Hospedeiro

O hospedeiro intermediário normal da T. solium é o suíno, sendo essa espécie também responsável pela cisticercose humana (e os hospedeiros acidentais são os humanos, os cães etc.) e a T. saginata tem o bovino como hospedeiro intermediário (essa espécie não provoca cisticercose humana).

Transmissão

        Os mecanismos pelos quais os humanos adquirem a teníase são: Ingestão de carne de porco crua ou mal cozida contendo cisticercos da T. solium, e a Ingestão de carne de bovino crua ou mal cozida contendo cisticercos da T. saginata.

Morfologia

Será abordado a morfologia nas duas espécies de tênia, tanto na forma adulta como na larvária ou cisticerco.

Tenias adultas

        As tênias adultas são divididas em três partes distintas: cabeça ou escólex, pescoço ou colo e corpo ou estróbilo; esse, por sua vez, é formado por uma serie de anéis ou proglotes, que se iniciam no colo como proglotes jovens, seguidas pelas proglotes maduras e, finalmente, terminam pelas proglotes grávidas. A Taenia possui um corpo formado por numerosos proglotes que apresentam ramificações uterinas longas e a larva é um cisticerco. A T. saginata é o maior helminto que ocorre em humanos, podendo alcançar de oito a 12 metros de coprimento; já a T. solium é um pouco menor, tendo um comprimento variando entre dois e quatro metros (mas em alguns raros casos puderam alcançar oito metros). As principais diferenças entre essas duas espécies se encontram na tabela a seguir.

Principais diferenças entre T. solium e T. saginata

Escólex

Proglotes Grávidas

Expulsão das Proglotes

T. solium

Globoso, com rostro e com acúleos (ganchos)

Ramificações uterinas pouco numerosas (7 a 16) e dendríticas

Saem junto com as fezes

T. saginata

Quadrangular, sem rostro e sem acúleos

Ramificações uterinas muito numerosas (15 a 30) e dicotômicas

Saem no intervalo das defecações

Além disso, a T. saginata é formada por mais de mil proglotes, apresentando um nítido esfíncter vaginal musculoso (proglotes grávidas com poro genital saliente), enquanto a T. solium não possui tal esfíncter (poro genital pouco saliente) e é formada por cerca de 800 proglotes.

        Cada proglote é um “organismo” independente sob o ponto de vista nutricional e reprodutivo e é hermafrodita. Nas proglotes maduras pode-se distinguir perfeitamente o aparelho reprodutor, o qual tem a seguinte estrutura:

  • Masculino: 150 a 200 testiculos em T. solium e 300 a 400 em T. saginata; de cada testículo parte um canal deferente, que se dirige para o poro genital;
  • Feminino: existe um ovário, do qual parte um oviduto em forma de U, que se continua com o útero; esse se liga à vagina, que por sua vez se abre no poro genital.

As ultimas proglotes são grávidas, isto é, encontramos apenas o útero cheio de ovos e os demais órgãos reprodutivos se degeneraram. A dimensão da proglote grávida é variável, pois saem vivas para o exterior, movimentando-se, isto é, alongando-se e encurtando-se.

A formas encontradas na tênia são:

  • Escólex:  tem a função de fixação do helminto à mucosa do intestino delgado do hospedeiro. Em T. solium esse escólex possui quatro ventosas, que é uma estrutura circular, musculosa e um rostro ou rostelo, que é uma saliência localizada entre as quatro ventosas; apresenta-se armado com uma dupla fileira de 25 a 50 acúleos; a T. saginata apresenta quatro ventosas, porem não possui o rostro e nem os acúleos.
  • Pescoço ou colo: órgão responsável pela continua produção de proglotes, em substitui~çao às proglotes grávidas que vão se desprendendo diariamente do helminto;
  • Corpo ou estróbilo: possui aproximadamente mil anéis ou segmentos.
  • Ovos: São esféricos, sendo formados por uma casca ou envoltório, denominado embrióforo; esse protege a oncosfera ou embrião hexacanto (apresenta seis ganchos). O embrioforo possui um aspecto raiado, como se fosse um pneu. Os ovos das duas tênias são indistinguíveis, isto é, pelo ovo não se pode diferenciar as duas espécies de Taenia.
  • Cisticerco: É uma larva constituída por uma vesícula opaca e cheia de liquido transparente; o cisticerco da T. solium é um pouco maior e mais transparente. O cisticerco, quando ingerido pelo hospedeiro definitivo (humanos), permitira a desenvaginaçao do escólex no nível do intestino, podendo então verificar que o cisticerco da T. solium possui as quatro ventosas, com o rostro armado, e o cisticerco de T. saginata possui apenas as quatro ventosas.

A tênia não possui boca, nem estomago, nem intestino.

Ciclo biológico

Os óvulos são fecundados no oviduto pelos espermatozóides estocados no receptáculo seminal, pois nesse período os órgãos masculinos já se atrofiaram; esses órgãos masculinos já se atrofiaram; esses ovos vão-se acumulando e amadurecendo dentro do útero ate que, dentro da proglote, alcançam o exterior já contendo a oncosfera.  As proglotes se dividem em jovens, maduras e grávidas,

        Os ovos normalmente chegam ao exterior dentro das proglotes, mas raramente podem ser encontrados ovos nas fezes de pacientes, pois há uma possibilidade de ocorrer o rompimento da proglote no trajeto intestinal, pondo em liberdade  os ovos. Proglotes grávidas podem ser rompidas ao transpor o esfíncter anal, liberando ai grande quantidade de ovos. Chegando ao exterior, o ovo so continuara o ciclo biológico se for ingerido por um hospedeiro próprio; alguns hospedeiros acidentais podem ingerir os ovos e esses se desenvolverem ate a larva cisticerco, porem provavelmente o ciclo não poderá ter continuidade.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com