TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Infraestrutura Escolar

Por:   •  5/8/2019  •  Resenha  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                                                                                                                    

PROFUNCIONÁRIO

CURSO: Técnico em Infraestrutura Escolar.

DISCIPLINA: Orientações Gerais

        

MEMORIAL DESCRITIVO

NOME DO CURSISTA: Neilson Alves da Silva

PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Rozangela Schaffer Scabeni

Matupá, 19 de Abril de 2018

  1. Introdução

Este é um memorial descritivo da disciplina de Orientações Gerais, do curso Técnico em Infraestrutura Escolar do programa Profuncionário, cursos técnico de profissionalização dos Funcionários da Educação. Nele estar relatado as expectativas para o curso assim como os pontos mais cruciais da disciplina destacando os pontos negativos e positivos da mesma. Há também uma breve biografia do cursista e autor do memorial.

  1. Biografia e Expectativa para o curso

Comecei o curso no dia 28 de outubro de 2017 no Polo de Matupá, com a Professora Mediadora Razangela Schaffer Scabeni. Espero que ao longo desse curso possa adquirir novas experiências e conhecimentos que contribuam para minha formação profissional e pessoal. Que a estrutura e planejamento do mesmo seja bem dinâmico proporcionando um bom aprendizado para todos.  

Apresento aqui uma pequena e resumida parte da minha historia e formação até chegar no curso, Resido atualmente na cidade de Guarantã do norte no qual sou servidor publico municipal, efetivo desde Maio de 2011, no cargo de Agente de Vigilância e Manutenção Escolar. Concluí meu curso de ensino médio no ano de 2007, na Escola Estadual Albert Einstein nesta mesma cidade, no ano seguinte iniciei uma graduação de Licenciatura Plena em Geografia, na modalidade de ensino a Distancia pela (Uniaselvi) Centro universitário Leonardo da Vinci, o qual colei grau no ano de 2011.

Quando ingressei no cargo de agente de Vigilância tive a oportunidade de participar do curso de Profuncinário, porem não o fiz, pois a época a valorização no salario não era compensatório e o Município não estava pagando o mesmo, tive outra oportunidade de fazer o curso, nesse chequei a me matricular e ir na primeira aula, mas como o curso não tinha autorização acabei desistindo, posteriormente soube que conseguiram a mesma.

Neste agora estava até sem expectativas que desse certo, pois devido à inscrição online pensei que era somente para verificar demanda de cursistas  na região e após teve uma certa demora para sair o resultado das inscrições e uma demora ainda maior para iniciar o curso após a matricula, mas que enfim chegou o dia da aula inaugural e tudo deu certo.

3. Orientações Gerais

3.1 Unidade 1 Orientações contextuais

Esta unidade traz o contexto histórico desde o primeiro colégio do Brasil apresentando quem foram os primeiros funcionários técnicos administrativos escolares no Brasil, que desempenhavam diversas funções, desde a cozinha á biblioteca e manutenções em gerais.

Descreveu ainda a expansão e crescimento da educação, com a ajuda de papeis importantes como a do coadjutor, até a chegada da Corte Portuguesa que trouxe mais professores. E após a Proclamação da republica até os dias atuais cresceu a presença de funcionários dividindo-se em ter grupos  sendo eles, Gestão, Burocrático-escolar, serviços gerais e apoio.

Relata ainda o contexto histórico dos cursos de Profuncionário, as primeiras experiências que tiveram até com outros nomes e cursos que os antecederam, como o projeto Arara Azul no estado do Mato Grosso, descrevendo como eram abordados e trabalhados os mesmos.

Finalizando com toda a fundamentação Legal, legislação e normatização a cerca da formação dos profissionais da educação, com que se encontra na Constituição Federal, Lei de Diretrizes Básicas e Plano Nacional de Educação, desde a primeira lei sancionada para fixar a educação profissional como integrante das formas de educação. A separação dos cursos de Ensino Médio do profissionalizante até chegar aos porfuncionais. Trazendo a construção da proposta do Profuncionario, da sua legislação e normatização especifica, politicas de valorização dos funcionários e direito a formação profissional.

3.2 Unidade 2 Orientações Sobre Oferta a Distancia

 Na unidade dois traz orientações sobre a oferta dos cursos a distancia. Trouxeram essa proposta inovadora de ensino aprendizagem para facilitar com que o funcionário pudesse ter sua formação, devido ao tempo e horário que são flexíveis, o que facilita devido a vida adulta.

O texto descreve ainda todas as diferenças na aprendizagem do adulto, suas peculiaridades, experiências e interesses diferenciados dos das crianças, capacidade de enfrentar desafios, tem toda sua bagagem que o faz correr atrás no ensino a distancia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com