TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Acessibilidade Digital

Por:   •  7/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DE DOCUMENTO DIGITAL

[pic 2]

  1. Oferecer alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, etc.)

A Legenda sem um texto explicativo dificulta o entendimento sobre o assunto abordado.

[pic 3][pic 4]

  1. Utilizar cores com uma boa relação de contraste (por exemplo: fundo branco com fonte preta, fundo preto com fonte amarela).

A cor do texto e do fundo prejudicam muito quem tem problema de visão e daltonismo. Além da letra utilizada ser o modelo errado para inclusão. Falta também links, imagens, que facilitem o entendimento.

[pic 5][pic 6]

  1. Dar preferência a fontes sem serifa (mais limpas, por exemplo: Arial, Tahoma) e não com serifa ( por exemplo: Courier, Georgia) pois dificulta a leitura;

SERIFA prejudica muito o texto, não é uma forma utilizada atualmente, várias cores no mesmo texto, cores que não valorizam e ajudam a deixar o texto em evidência, não tem contraste adequado.

[pic 7][pic 8]

  1. Utilize links descritivos: é essencial para quem utiliza leitor de tela

Utilizar linguagem simples e clara e, não utilizar cor como único meio de transmitir uma informação.

É importante que além das cores, tenha a explicação das imagens, seja por link de áudio e vídeo e também por texto escrito de forma clara e objetiva.

[pic 9]

  1. Não utilizar cor como único meio de transmitir uma informação.

Na imagem acima só temos as mãos como informação, nesse caso, deveríamos ter algum áudio explicando o que a imagem significa e sua importância.

[pic 10] [pic 11]

  1. Utilizar cores com uma boa relação de contraste (por exemplo: fundo branco com fonte preta, fundo preto com fonte amarela);

O tamanho da fonte esta fora de padrão e a fonte também, a cor não ajuda a leitura, não tem contraste pra quem tem problema de visão, pra quem tem daltonismo dificulta também, porque nem sempre dá pra identificar a cor usada.

[pic 12] [pic 13]

  1. Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo.

Toda imagem precisa da sua explicação, da sua informação, de ao lado estar escrito, o que e para quê serve, assim, atendemos as várias situações de necessidades.

IDENTIFICAÇÃO DE ITENS NÃO ACESSIVEIS NO SLIDE:

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

São vários os itens que dificultam /inviabilizam a acessibilidade nos slides.

Se faz necessário para um documento digital boas condições de entendimento, facilidade de visualização e adaptabilidade.

Conforme o texto estudado “Para que um material digital seja considerado acessível, deve possibilitar acesso, utilização e compreensão facilitada para o maior número possível de pessoas. Um material mais acessível é o que tem menos barreiras.”

Todo o trabalho foi feito sem pensar nas fontes utilizadas, elas dificultam a leitura, são fontes com serifas que causam poluição visual. O documento deveria ser feito de forma clara, objetiva, com descrição das fotos, em letra legível, de preferência preta, para facilitar o entendimento.

Não teve uma relação limpa de contraste do slide inteiro, a todo momento as fontes e as cores mudam, totalmente fora do padrão de um documento digital acessível conforme vimos no texto.

Durante todo o texto em nenhum slide há links ou alternativas para áudio e vídeo. No final dos slides, não tem nenhum campo com essa finalidade, não  esta abordando todos, não é um conteúdo de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com