TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

        Podemos dizer que Elon Musk é um substituto de Steve Jobs no vale do silício, pois assim como Steve ele tem sua fama relacionada a ideias que no começo parecem loucuras, mas que depois que começam a entrar em operação, vemos que não é nada disso,  os vários bilhões de dólares que ganharam com essas ideias comprovam.

        O avô de Elon, era americano mas foi morar no Canadá, onde era um quiroprático de sucesso.  Do dia para noite e o avô de Elon decide ir para África do Sul onde levaria uma vida um pouco “incomum” junto com a avó de Elon. Eles tinham, por exemplo, um pequeno avião monomotor que pilotavam constantemente. Em uma das viagens chegaram a fazer mais de 35 mil quilômetros indo da África à Escócia e depois à Noruega e voltando, em outra fizeram mais de 48 mil quilômetros indo da África à Austrália.

A mãe de Elon  chamada Maye,  cresceu neste ambiente de aventuras em uma suposta cidade perdida, expedições que duravam mais de mês, entre outros feitos que as amigas de sua idade nem sonhavam. Com tal criação ela esperava que seus próprios filhos fossem seguir os instintos aventureiros da família, mas seria bem isso que aconteceria com o seu primogênito, pelo menos na infância.

        Nascido na África do Sul em 28 de junho de 1971, sendo o primeiro de três irmãos Elon era precoce nos aprendizados, e lia tudo que encontrava, que ler durante 10 horas não era raro para ele, começando pelos livros de casa, passando pela biblioteca da escola e do bairro e também a enciclopédia Britânica.

        Tinha muita facilidade para gravar as informações, pois possuía uma espécie de memória fotográfica, e melhor conseguia imaginar as coisas de uma forma diferente como se estivessem em 3D, com muitos detalhes.

        Com apenas 11 anos Elon ganhou seu primeiro computador, ele ficou alucinado com a ideia de que poderia instruir uma máquina a fazer qualquer coisa que ele desejasse, que passou quase três dias lendo o manual quase sem dormir.

        Logo ele já estava criando seu primeiro código, que era um jogo chamado Blastar, codificado com 167 linhas. Esse jogo foi vendido por 500 dólares, que na época era um bom dinheiro. Também teve sua invenção publicada em uma revista sobre computadores na África do Sul.

        Perseguido na escola por considerado nerd, Elon apanhava constantemente dos outros garotos, chegando a ficar uma semana sem ir a escola e com nariz quebrado devido a uma surra. Nesta época ainda seus pais se divorciaram e sua vida estava muito complicada em casa e na escola. Ficou pouco tempo com sua mãe e logo foi morar com o pai que era uma pessoa de convivência muito difícil , mas isso fez com que Elon saísse da zona de conforto para superar seus limites.

        Desse período ele ainda traz algum aprendizado, como sua vida não foi fácil e ele considera que os obstáculos que encontrou o fizeram ser mais perseverante, para conseguir se tornar o bilionário que é hoje. Ele impõe algumas dificuldades a seus filhos, dizendo que não se pode ter mais horas de vídeo game do que horas de leitura.

        Já no Canadá e na faculdade ele impõe uma meta de viver com apenas 1 dólar por dia, assim como as pessoas mais pobres do mundo viviam, o que não deu muito certo, teve problemas de saúde pois se alimentava basicamente só de laranjas.

        No Canadá trabalhou em diversas atividades, algumas até arriscadas como limpador de caldeiras.

        Elon estudou na universidade do Queens, em Kingston, lá ele conseguiu seu emprego como conselheiro pessoal do executivo Peter Nicholson. Ele acabaria namorando com Justine Wilson que conhecera na universidade e viria a ser mãe de seus 6 filhos. O namoro teria idas e vindas já que Musk logo iria estudar na Universidade da Pensilvânia onde conseguira uma bolsa de estudos. Seu primeiro diploma foi economia e logo depois viria o de física. Foi nessa universidade que seu interesse por energia solar desabrochou enquanto ele estudava o tema cada vez mais a fim de usá-lo para criar modelos de negócios para suas disciplinas.

        Em 1994 ele e seu irmão vão para o Vale do Silício onde ele tinha 2 estágios, um na startup Pinnacle empresa que pesquisava ultracapacitores para carros elétricos e outro na Rocket Games que queria criar os vídeo games mais potentes do mundo. Ele ainda voltaria lá para mais dois estágios antes de ir para Stanford terminar seu doutorado em física e resistência dos materiais. O “problema” foi que o chamado da cultura do Vale foi mais forte e ele abandonou Stanford dois dias depois do início das aulas.

        Elon e seu irmão estavam a algum tempo pensando em como poderiam ganhar mais dinheiro, utilizando uma novidade que chamavam de internet. E a primeira ideia real foi uma espécie de catalogo de buscas que na ideia deles substituiria as páginas amarelas da lista telefônica, negócio que não deu certo mas que ficou na cabeça de dele até que ele aperfeiçoasse a ideia e desenvolvesse um plano de negócios que misturava conceitos do Google Maps e os famosos apps de avaliação de negócios de hoje em dia. Assim surgiu a Zip2. A empresa funcionaria praticamente 24 horas por dia, sempre com alguém trabalhando, fosse Elon, Kimbal ou algum estagiário. Logo investidores começariam a se interessar pela empresa e aportes financeiros começariam a entrar.

        Elon, assim como Steve Jobs, seria substituído do comando de sua empresa por alguém que os investidores julgavam mais esperiente, o que deixou ele furioso, mas as coisas deram muito certo para a Zip2 fazendo com que faturasse milhões de dólares, até que uma fusão mal sucedida com sua principal concorrente fez com que a empresa começasse a perder dinheiro  e a equipe ficou desmotivada.

        Uma oferta de 307 milhões feita pela Compaq foi a salvação da empresa dos irmãos Musk, nessa Elon levaria 22 Milhões.

        Com  dinheiro em mãos Elon s pensava em como iria  multiplicar esse valor, e uma Idea já se passava em sua mente, que era de criar uma espécie de banco virtual assim em março de 1999 Elon anunciava a criação de sua nova empresa a X.com.

        Com dinheiro em caixa ele pode contratar os melhores engenheiros do Vale do Silicio, pouco tempo depois a empresa começaria a operar e em 2 meses de atividade 200mil pessoas estavam usando o serviço como opção financeira. Em um prédio maior, logo a X.com alugou uma pequena sala para 2 rapazes que estavam criando sua primeira empresa, assim como os irmãos Musk pouco tempo atrás. A empresa chamava-se Confinity e seu produto era fornecer trocas monetárias com segurança para usuários de Palms através do infravermelho das máquinas. Os dois rapazes, conviviam sem problema com Musk até o dia em que os novatos resolveram mudar-se para o outro lado da rua e começar a atuar no mesmo seguimento da X.com, focando nos pagamentos por e-mail e internet. O novo negócio dos dois seria batizado de PayPal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com