TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação de Resistores

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.888 Palavras (16 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 16

Apresentação

Com base nos ensinamentos adquiridos ao decorrer do período, a solicitação do experimento realizados no laboratório, se torna viável para um entendimento mais amplo da respectiva matéria em estudo.

Conforme o plano de ensino segue - se o critério definido através do PLT 150, para o experimento 10 - Associação de resistores.

O presente relatório evidencia as informações obtidas no experimento realizado, de fato resultando na conclusão da equipe em relação à matéria, para o caso, funcionamento dos resistores.

Associação de resistores

Os resistores são componentes utilizados na maioria dos circuitos eletrônicos.

Existem três tipos de resistores, cada um de acordo com sua constituição, características que o tornam mais adequados em sua classe de aplicação.

Resistor de filme de carbono

O resistor de filme de carbono, conhecido como resistor de película, é constituído por um corpo cilíndrico de cerâmica servindo de base para a fabricação do componente. Sobre o corpo é depositada uma fina camada em espiral de filme de carbono que determina o valor ôhmico do resistor. Os terminais são colocados nas extremidades do corpo em contato com a camada de carbono. O corpo do resistor recebe um revestimento que dá acabamento na fabricação e isola o filme de carbono da ação da umidade.

        [pic 1]

                        

                Figura 1 – Características do mesmo

                Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.

Resistor de carvão

O resistor de carvão é constituído por um corpo cilíndrico de porcelana. No interior da porcelana são comprimidas partículas de carvão que definem a resistência do componente. Com maior concentração de partículas de carvão, o valor resistivo do componente é reduzido. Apresentam tamanho físico reduzido e os valores de dissipação e resistência não são precisos. Podem ser usados em qualquer tipo de circuito.

        [pic 2]

                        

                Figura 2 – Característica do mesmo

                Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.

Resistor de fio

Constitui-se de um corpo de porcelana ou cerâmica que serve como base. Sobre o corpo é enrolado um fio especial (por exemplo, níquel-cromo) cujo comprimento e seção determinam o valor do resistor. O resistor de fio tem capacidade para trabalhar com maior valor de corrente. Este tipo de resistor produz normalmente uma grande quantidade de calor quando em funcionamento. Para facilitar o resfriamento dos resistores que dissipam grandes quantidades de calor, o corpo de porcelana maciço é substituído por um tubo de porcelana

                        [pic 3]

                        

                Figura 3 – Características do mesmo

                Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.

1.1. Objetivo

Para o experimento, a importância deste implica em reconhecer os resistores a partir de códigos das cores, medir a resistência através do ohmimetro, comparar os valores teóricos aos valores práticos, esquematizar os circuitos de associação  de resistores e realizar a comparação dos cálculos.

1.2. Teoria

A resistência de um condutor ôhmico é devida às colisões entre as cargas de condução e os átomos. As cargas de condução são aceleradas pela força eletrostática, mas devido às colisões acabam por atingir uma velocidade média constante. Ela é determinada pela relação que existir entre a velocidade média atingida e a diferença de potencial que produz o movimento.

Devido ao tamanho reduzido, é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências, por isso para analise destes, é adotado  a seguinte regra.

[pic 4]

                        Figura 4 – Relação de cores para resistores

                        Fonte: ARDUINOECIA, 2013.

As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de sua resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.

1.3. Material utilizado

Para a realização do experimento, fez o uso dos seguintes materiais.

Protoboard:

        [pic 5]

                Figura 5 – Placa para montagem dos circuitos.

                Fonte: CENTERPANAVISION, 2013.

        A Protoboard, utilizada para o posicionamento dos circuitos.

Resistores:

                        [pic 6]

                Figura 6– Resistores de diferentes características.

                Fonte: TANDY, 2012.

Multímetro:

                [pic 7]

                Figura 7– Medidor de ohms.

                Fonte: NUNES, 2011.

1.4. Procedimentos experimentais

Neste processo, foi solicitado a montagem do circuito para medição de sua resistência. Antes disto, definir as características de cada resistor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com