TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP INTERATIVA

Atividade Complementar

Aluna: Olivia Ferreira Pinto RA: 1774496

Documentário: O Mundo Segundo a Monsanto

O documentário O mundo segundo a Monsanto dirigido por Marie-Monique Robin e exibido pela tv franco alemã Arte no ano de 2008, o documentário foi baseado em um livro que por sua vez possuía o mesmo título, este traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), onde grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo apesar dos alertas de ambientalistas que atuam na área, realizado após 3 anos de pesquisa realizadas por Robin.

A empresa escolhida tem sede em Saint Louis no Missouri, Estados Unidos, esta, em mais de um século de existência, foi a fabricante dos PCBs, bifenilas policloradas, o piraleno que é um agente de coloração laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã, e também de hormônios de aumento de produção de leite proibidos na Europa.

Destacando os perigos diretamente ligados ao crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que no ano de 2017 cobriram 100 milhões de hectares, tendo 90% de suas propriedades genéticas patenteadas pela Monsanto.

O documentário traz à tona várias controvérsias em torno do uso e da promoção de sementes geneticamente modificadas, são explorados casos nos Estados unidos, Canadá, Índia, Mexico, Paraguai, Reino Unido e França, onde alegam a cumplicidade entre Monsanto e governos, havendo táticas de pressão, supressão e manipulação de dados científicos e práticas ilegais, que por sua vez acabaram ajudando a empresa a tentar dominar a agricultura global.

Foram entrevistados no decorrer do documentário cientistas, representantes da Food and Drug Administration e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, civis representando o povo, vítimas das atividades da empresa, advogados e também políticos.

Robin viajou para a Índia, México, Argentina e Paraguai para verificar como os organismos geneticamente modificados (OGM) da Monsanto afetaram e afetam os agricultores locais que os utilizam em suas plantações, e a conclusão foi que muitos destes cometeram suicídio na Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com