TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Fael

Por:   •  14/6/2022  •  Dissertação  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

A comunicação é de suma importância no setor público, sendo um valioso instrumento de aproximação e informação com relação as instituições públicas. Por meio da comunicação se estabelece um meio de ligação com a sociedade que passa a ter nela informação sobre  o seu papel e a qualidade dos serviços prestados para a população que poderá avaliar, sugerir e contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do serviço público, garantindo assim a democracia e o bom funcionamento no setor público. A melhor definição da função dos produtos e serviços de informação foi dada por Cunha e Cavalcanti (2008, p. 294): seu objetivo é “facilitar ao usuário de um sistema a obtenção da informação, isto é, adquirir dados que possam ser usados para decidir ou controlar”.

A tecnologia tem um papel fundamental na comunicação com a pupulação, quando utilizada de forma correta possibilita uma maior interação entre os setores públicos e a sociedade, essa comunicação pode ocorrer através de espaços na internet que disponibilizam informações, consultas acessíveis ao público com relação aos dados e atividades desenvolvidas pelo governo e locais para que o cidadão tenha conhecimento e  possa expressar sua opinião sobre o serviço prestado. Através da tecnologia se pode ter uma aproximação mais rápida, acessível e eficiente. Segundo os autores Laudon e Laudon (2010), a gestão do conhecimento é o conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento. A correta gestão do conhecimento aumenta a capacidade da organização para aprender com o ambiente na qual ela está inserida, e insere conhecimento a seus processos de negócios e tomada de decisão.

Os modelos de gestão são variáveis, cada qual com seu próprio ponto de vista e considerações de etapas críticas. Para McGee e Prusak, a identificação das necessidades de informação é a fase crítica de seu modelo, no qual reconhece o papel de destaque do profissional da informação. Para Davenport, o profissional da informação também possui grandes atribuições, embora a fase mais importante em seu modelo venha a ser o uso da informação. Para Choo, a Gestão da Informação baseada em processos do fluxo informacional complementa a visão de gestão de informação tradicional, ancorada sobre tudo nas tecnologias da informação. Segundo este autor a integração de profissionais de várias especialidades enriquece o aprendizado organizacional. E no modelo de Marchand, a fase mais crítica vem a ser o processamento da informação, que envolve o uso efetivo da informação, com a Criação, Geração Coleta Registro Processo Distribuição, Transmissão Uso Reciclagem, Comportamento Adaptativo. Os sistemas de informação  é uma ferramentas imprescindíveis no mundo atual e tem tido aplicações já há décadas pelas organizações. É perceptível que os Sistemas de Informação tem sido progressivamente alinhados aos objetivos estratégicos, bem como as necessidades informacionais dos indivíduos e, principalmente, melhor integrados aos processos e fluxos da informação. Pela ótica dos autores acima, os Sistemas de Informação devem ser desenhados de forma a considerar todos os fatores citados, visando não mais moldar comportamentos, mas sim adaptar-se a cultura e aos objetivos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com