TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  27/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  3.102 Visualizações

Página 1 de 4

“Quando pensamos o ensino de ciências na atualidade, a primeira palavra que nos surge à mente é: desafios. Isso porque a realidade complexa impõe dificuldades àqueles que pretendem adentrar-se pelos caminhos da educação cientifica. Por outro lado, a Didática das Ciências, nas últimas décadas, tem se constituído uma profícua área de pesquisa, cujos principais resultados podem orientar os professores de Ciências ao enfrentamento desses desafios da prática”.

De acordo com essa ideia de Martins (2005), discuta a importância da prática de Ensino em Ciências para superar esses desafios e como o estágio supervisionado poderá ajudá-lo na prática docente. Além disso, reflita sobre o seguinte questionamento: Professor de Ciências: uma atividade fácil ou difícil de ser realizada? Para embasar melhor sua reflexão, você pode trazer exemplos, ao menos, algum dos itens a seguir: um artigo científico com um breve comentário sobre o mesmo, correlacionado ao tema proposto, três comentários crítico-reflexivos, dois vídeos relacionados ao tema e com uma breve descrição de cada um e uma notícia que relate alguma prática de ensino que permitiu superar os desafios da atuação docente (pode ser um estudo de caso também).

 

Vamos lá?

Ao entrar no meio acadêmico precisamos nos apropriar de vários assuntos para que tenhamos uma carreira profissional promissora quando docentes. A partir daí iniciamos uma longa caminhada com certezas e incertezas no âmbito profissional, pois o mundo moderno está em constante mudanças no que se refere a Ciência e a Tecnologia, muitas outras dificuldades também podem ser encontradas na carreira como professores sendo elas nas condições de materiais adequados, salários dignos, valorização social da profissão (MARTINS, 2005).

No mundo contemporâneo, vivenciamos uma sociedade onde são intensas as relações com a Ciência e a Tecnologia. O conhecimento consolida-se com uns dos elementos primordiais na nossa sociedade. Neste contexto, a educação tem experimentado inúmeras mudanças nos diferentes níveis e áreas, nas práticas pedagógicas, que procuram romper com os paradigmas tradicionais (RODRIGUES, 2004).

O profissional docente em ciências encontra sim muitas dificuldades nas suas atividades laborais, porém este sempre se fará necessário para a sociedade, pois a vivencia da ciência não faz mais parte apenas de um grupo de cientistas isolados e sim está presente em todos os dias de nossas vidas.

Hoje podemos obter informações sobre diversos assuntos em poucos minutos, por meio de diversos canais, sendo eles internet, televisão, jornais, revistas, entre outros. Diante destas informações o cidadão pode expressar sua opinião, sendo elas verdadeira ou não, portanto a ciência como disciplina tem a responsabilidade de ajudar a compreender o mundo e suas transformações.

A formação em ciências é um eterno aprendizado, pois ela não é estática, sempre está em constante transformação. Este aprendizado pode ser obtido com a troca de informações entre professor e aluno, com os colegas de profissão, com novas descobertas cientificas, vivencias profissionais, enfim, somos seres em contínua formação.

Para o ensino de Ciências Naturais é necessária a construção de uma estrutura geral que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade. Portanto, é necessário considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino aprendizagem – do aluno, do professor, da Ciência. (BRASIL, 1998)

Além do conhecimento prático adquirido com o tempo de vivência na docência, experimentar, pesquisar e praticar com as crianças no dia a dia em sala de aula pode ser o grande segredo para o professor superar o desinteresse do aluno pela disciplina. Estas aulas, fazem com que o aluno saia do método teórico e passe a vivenciar a ciência, tornando-se construtor do seu conhecimento, de suas conclusões, favorecendo pensamentos e atitudes entre ciência, tecnologia e sociedade, ou seja tornam-se agentes do seu aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (231.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com