TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Prática do Técnico em Secretaria Escolar

Por:   •  14/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 18

ESTEFANIA VIEIRA DA COSTA

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais (CETAP) como requisito parcial à obtenção do título de técnico Secretaria escolar.

JAPERI - RIO DE JANEIRO

JANEIRO/2021

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus por todas as bênçãos em minha vida. Pode me dar Forças, sempre me mostrando que eu podia conseguir todos os meus objetivos. Toda a honra e Glórias ao Senhor Jesus! Agradeço a minha mãe pelo amor e dedicação em me ajudar a resolver os problemas financeiros do curso. Agradeço ao meu marido Gabriel por todo seu amor, apoio, carinho, companhia e por sempre acreditar no meu potencial. Agradeço às minhas Professoras Thais e Luciana pela paciência, dedicação e por sempre estarem dispostas a responder minhas dúvidas quando necessárias. Agradeço a minha ex-chefe Fabricia  por sempre torcer pelo meu sucesso e sempre acreditando que eu poderia ir além. Obrigada a todos me encorajaram e acreditaram que eu era capaz.

RESUMO

É importante que a escola tenha serviços de qualidade com uma equipe disposta e preparada para executar suas competências, o que é muito importante. Para isso a contratação de funcionários com conhecimento é um dos grandes fatores para o bom desenvolvimento de suas atribuições. Esse trabalho tem como objetivo a atuação prática do secretário escolar relatar a importância dele destacando suas qualidades, seu conhecimento e prática que são duas coisas importante o colégio oferta da Educação Infantil ao Ensino superior, situado na cidade de Japeri/RJ.

 O objetivo geral deste estudo é:Compreender as técnicas e conhecimento da Secretária para realizar as atividades da Secretaria da escola. Os objetivos específicos propostos e estudados no estudo serão: Descrever as atividades desenvolvidas na secretaria a descoberta de  problemas frequentemente encontrados na gestão, Determinar a relação entre o problema encontrado e o conhecimento técnico, Levantamento de opiniões sobre gestão e coordenação escolar a importância do conhecimento de secretariado para a gestão de secretariado.

Palavra-chave: Secretaria escolar e Competência

LISTA DE FIGURAS

(Figura1) Gestão Democrática...................................................................14

(Figura 2) Participação Democrática........................................................27

LISTA DE TABELA

Figura 1- Gestão de documentos................................................................24

LISTA DE QUADRO

Elemento obrigatório, caso tenha no texto. Todo e qualquer quadro deverá ser numerado, receber um título e informar fonte/auotria. Seja ela de autoria própria ou retirada de outra publicação ou site.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIAÇÕES

CNEC-CAMPANNHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

MEC-Ministério da Educação

SUMÁRIO

(INSERIR O SUMÁRIO PADRÃO DO EDITOR DE TEXTO, na realidade só precisa clicar com o botão direito do mouse sobre o pontilhado e escolher a opção atualizar o campo e em seguida escolher a opção atualizar o sumário inteiro. ESSA AÇÃO SÓ DEVERÁ SER REALIZADA APÓS A CONCLUSÃO DO TRABALHO)


        7

1. INTRODUÇÃO        10

2. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA XXXX        13

ORGANOGRAMA DA ESCOLA        14

RESPONSABILIDADES DO SECRETÁRIO DE ACORDO COM O REGIMENTO ESCOLAR        15

4. GESTÃO DA INFORMAÇÃO        16

5 – ANÁLISE CRÍTICA DOS PROCESSOS REALIZADOS        18

i – Produção de Documentos e Correspondências        19

II. Técnicas Secretariais        21

III – Protocolo e Arquivo        22

Iv. Atendimento à legislação        24

v. Participação na Gestão da Escola        25

9 – SUGESTÕES DE MELHORIAS        27

6 –CONCLUSÃO        28

REFERÊNCIAS        29

  1. INTRODUÇÃO

A escola desempenha um papel importante na sociedade, onde as pessoas aprendem a viver em comunidade e iniciam o processo de formação do conhecimento. Para que a escola ofereça serviços de qualidade, seu corpo administrativo e acadêmico deve estar apto a realizar as atividades com eficácia, o que é fundamental. Somente será possível ter bons resultados contratando profissionais com conhecimento técnico suficiente para o desempenho de suas funções.

Entre os responsáveis ​​pela organização administrativa da escola destacam-se a direção, a coordenação pedagógica e o trabalho de secretaria.

A escola deve prestar serviços de qualidade e ter competência para o exercício das atividades do seu pessoal administrativo e docente, devendo, para tal, contratar profissionais com formação e conhecimentos técnicos suficientes para o desempenho das suas funções.

Reckziege, (2011) afirma que a secretaria escolar é o setor que dar suporte nos processos administrativos de uma instituição de ensino, sendo nela que ocorre o primeiro contato do público externo com a escola.

O objetivo deste trabalho é compreender a importância dos deveres do secretário para a gestão administrativa da escola.

Entre os responsáveis pela organização Administrativa da escola destacam-se a direção, coordenação pedagógica e o trabalho da secretaria.

Ainda que não estejam diretamente relacionados com as atividades da organização da secretaria o funcionamento da secretaria é muito importante e essencial para o sucesso da escola e na vida educacional pois nela se encontram todos os documentos necessários ao seu funcionamento garantindo e controlando as informações desse setor que se destaca em suas competências no âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (303.2 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com