TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  21/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

FERNANDO CAMPOS COSTA

AVALIANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CHAPADINHA SOBRE MATEMÁTICOS FAMOSOS

Chapadinha – MA

2014

FERNANDO CAMPOS COSTA

AVALIANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CHAPADINHA SOBRE MATEMÁTICOS FAMOSOS

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Monografia I no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Maranhão.

Orientador: Prof. Dr. Ivo Serra.

   

                     

Chapadinha – MA

2014

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

A matemática é uma disciplina muito rejeitada pelos alunos, tendo em vista a grande dificuldade encontrada por estes alunos no entendimento da mesma, podemos imaginar que talvez a falta de conhecimento de um pouco de historia sobre os pensadores matemáticos e suas diversas contribuições na matemática através de formulas, conceitos e frases, podemos fazer a seguinte indagação: Será se os alunos do ensino fundamental em especial sabem identificar e relacionar as obras e fórmulas deixadas pelos matemáticos e se isto faz alguma diferença no seu entendimento do conhecimento matemático?

JUSTIFICATIVA

A historia da matemática foi marcada por diversas descobertas realizadas por grandes matemáticos durante períodos históricos da humanidade. Este projeto de pesquisas visa analisar e debater se a historia da matemática através de alguns grandes pensadores desta disciplina está sendo explorada de fato nas salas de aulas das escolas publicas do ensino fundamental nas series de 9º ano do município de Chapadinha.

Este tema foi escolhido por observarmos a grande dificuldade encontrada pelos alunos no entendimento da matemática. Será se realmente é falta de interesse por parte dos alunos ou são os professores os verdadeiros culpados a tanta rejeição pela disciplina.

A preocupação na realização desta pesquisa é realmente tentar descobrir se a base da matemática, ou seja, se a historia da matemática e seus idealizadores estão chegando de fato ao conhecimento dos alunos, ou se os professores apenas estão passando conteúdos por cima de conteúdos sem explicarem quem desenvolveu cada conteúdo e realizou cada descoberta.

OBJETIVO GERAL

Avaliar em escolas públicas do município de Chapadinha o desempenho dos alunos no conhecimento sobre a importância de grandes pensadores e suas contribuições para a matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mensurar o grau de conhecimento dos alunos a respeito das contribuições dos matemáticos.
  • Discutir por que muitas das vezes a história da matemática não tem a devida atenção nas salas de aulas.
  • Mostrar aos professores de matemática como a historia da matemática pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

EMBASAMENTO TEÓRICO

EUCLIDES DE ALEXANDRIA

Euclides de Alexandria foi um grande matemático de origem provavelmente grega, conhecido como o pai da geometria, nasceu na Síria aproximadamente em 330 a.C. e realizou seus estudos em Atenas. Euclides é atualmente considerado o maior estudioso de matemática da antiga Grécia. Euclides morreu em Alexandria deixando seu enorme legado para o desenvolvimento da matemática.

OBRAS MATEMÁTICAS

OS ELEMENTOS – esta obra está dividida em 13 livros dos quais: 6 tratam de geometria, 3 sobre teoria dos números, 1 sobre irracionais e últimos três falam da geometria espacial.

OS DADOS – livro que apresenta 94 proposições a respeito das figuras geométricas.

BHÁSKARA

Bháskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na Índia.

Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação cientifica,dedicando-se mais a parte matemática e astronômica (tais como o calculo do dia e hora da ocorrência de eclipes ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação á astrologia.

Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher e a razão de ter dado esse titulo a esse livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da aritmética.

Ele escreveu dois livros matematicamente importantes e devido a isso se tornou o matemático mais famoso de sua época. Estes livros são: Equações Diofantinas e a famosa Fórmula de Bhaskara.

PITÁGORAS DE SAMOS

Nascido aproximadamente 569 aC. Em Samos, morreu aproximadamente 475 AC, Pitágoras de Samos frequentemente é descrito como o primeiro matemático puro. É um pensador extremamente importante no desenvolvimento da matemática e ainda hoje sabemos relativamente pouco sobre suas realizações matemáticas.

Contribuições de Pitágoras para a matemática:

O teorema da soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos.

O famoso teorema de Pitágoras: hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados dos catetos do triangulo retângulo.

TALES DE MILETO

Tales De Mileto é descrito em algumas lendas como homem de negócios, mercador de sal, defensor do celibato ou estadista da visão, mas a verdade é que pouco se sabe sobre sua vida.

Tales é considerado o primeiro filósofo e o primeiro dos sete sábios, discípulo dos egípcios a caldeus, e recebe o titulo comumente de ‘’primeiro matemático’’ verdadeiro, tentando organizar a Geometria de forma dedutiva.

As obras de Tales de Mileto são:

O Teorema de Tales segundo o qual um ângulo inscrito num semicírculo é um ângulo reto.

A ele também se devem outros quatros quatro teoremas fundamentais: ‘’um círculo é bissectado por um diâmetro’’, ‘’os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais’’, ‘’os pares de ângulos opostos formados por duas retas que se cortam são iguais’’, ‘’se dois triângulos são tais que dois ângulos de um lado são iguais respectivamente a dois ângulos e um lado do outro, então, eles são congruentes’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com