TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

NOME: AMANDA SANTOS DE OLIVEIRA – RA 240992015

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo conceituar o que de fato, seriam os princípios de Cultura Organizacional. Compreendemos que a cultura do ponto de vista antropológico, possibilita a integração das pessoas em um grupo. Imagine vários tijolos separados, representando as pessoas em seus departamentos dentro de uma organização, a cultura é a argamassa que irá manter esses tijolos unidos em prol de objetivos em comum.  

A cultura organizacional é o conjunto de caracteristicas básicas que um grupo adquiriu, descobriu ou desenvolveu, com o objetivo de se adaptar de forma interna ou externa, se integrar e interagir dentro de uma organização. O que de fato funciona bem, para ser considerado válido e ensinado a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir.

Basicamente a cultura organizacional, representa a forma como as pessoas  enxergam o mundo em que vivem. 

Como metodologia, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os funcionários de um restaurante localizado na cidade de Guarulhos. Com o resultado obtido, pudemos identificar que a cultura organizacional predominante na pesquisa é a Cultura Clã, seguida pela Cultura Inovativa. Esses dois tipos culturais prevalecem em todas as dimensões culturais analisadas, tanto na situação atual percebida no restaurante, como na situação considerada como ideal por seu gerente.

Isso significa que o perfil cultural do setor deste restaurante é caracterizado pelo foco na flexibilidade interna e externa. Considera-se, que essas informações ajudarão o gerente a conhecer melhor a cultura de seu empreendimento, e a melhor gerenciá-la para o alcance de suas metas.

INTRODUÇÃO

A cultura pode ser entendida , conforme Tylor, citado por Horton e Hunt  (1980, p. 40), como   “o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Assim podemos pensar na cultura como uma construção coletiva, que direciona as ações dos indivíduos em sociedade e por consequência também  nas organizações. Cada sociedade tem sua forma de pensar, agir, falar, vestir e se alimentar, tais variações culturais são responsáveis por diferenciar as nações uma das outras,  e manter as pessoas unidas em torno de sua cultura.         

Segundo Robbins (2005, p.374) “a existência de um consenso sobre o entendimento da cultura organizacional, como um sitema de valores compartilhados pelos membros é o que diferencia uma organização das demais.”

Para Robbins, A Cultura Organizacional se refere  à maneira  pela qual os funcionários percebem as caraterísticas culturais da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas”.  Não existe uma única  cultura em uma organização, as organizações apresentam uma série de subculturas, que podem estar estruturadas em setores, ou seja, as organizações têm uma cultura dominante e várias subculturas. (ROBBINS, 2005, HATCH; CUNLIFFE, 2006, CARVALHO; RONCHI, 2005, p. 376).

Face ao exposto, este trabalho tem como problema: Como a cultura da organização influencia no relacionamento entre o empregado e o empregador?

 

3. OBJETIVOS

3.1 – Objetivo geral

Contextualizar a cultura da organização e a sua influência no relacionamento do empregado com o empregador.

3.2 – Objetivo específico

Levantar informações a respeito da cultura organizacional.

Verificar como é a relação entre os gestores e a equipe de trabalho.

4. METODOLOGIA

O método da pesquisa utilizado para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Segundo Gil (2010) “pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado, com o objetivo de analisar posições diversas em relação a determinado assunto”.

Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito, divulgado sobre o programa e seus resultados.

Os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. [...] A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre as variáveis entre outros.

A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. (FONSECA, 2002, p. 20)

 

5. DESENVOLVIMENTO:

5.1 - Satisfação com Trabalho

Tem por conceito de satisfação no trabalho a atitude geral de uma pessoa em relação ao seu trabalho, envolvendo as relações de trabalho; até mesmo as relações de poder; o ambiente; a organização do trabalho; as políticas e programas de gestão da empresa; suas tecnologias; metas, objetivos e interesses; seu ambiente econômico-financeiro; sua história e os desejos dos colaboradores no sentido singular e coletivo. (ROBBINS, 2002 p. 74)

As pessoas em seus comportamentos, são influenciadas por diversos fatores, mas se há algo que as inspiram em realizar coisas e também pode levá-las a largar tudo é a motivação. Quais são as motivações pessoais, profissionais, o que as pessoas buscam para se realizar na vida?

O comportamento humano abrange diversos pontos e envolve muitas questões. Um funcionário motivado traz um retorno positivo à organização, da mesma forma se ocorrer o contrário o retorno será negativo, por causa da desmotivação do funcionário. Em um tempo não muito distante, os funcionários eram contratados e vistos apenas para desenvolver o serviço, os critérios de avaliação para uma função, não julgava as competências comportamentais, apenas as competências técnicas.

Com o passar do tempo as coisas mudaram, as evidências da necessidade de adequar as competências técnicas com o perfil comportamental da função, fizeram com que o método de contratação mudasse, para se obter excelência nos resultados da empresa. Desta forma nas contratações deve-se avaliar também o perfil comportamental do candidato, para que seja compatível com a função e a cultura da organização. Isso porque as organizações são feitas por pessoas, que se relacionam com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, entre outros. Uma boa relação na organização entre empregados e pessoas envolvidas, leva a empresa a alcançar seus objetivos e superar suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com