TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cadeia de Suprimentos

Por:   •  12/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1
Aluno: Ludmila Possatto


1) Qual a definição de logística?

É o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização, de tal forma que as rentabilidades atual e futura sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo-benefício.

2) Porque devemos fazer a gestão da cadeia de suprimentos? 

Uma meta da gestão da cadeia de suprimentos pode ser a de reduzir ou eliminar os tipos de estoque, que existem entre organizações em uma cadeia, mediante partilha de informações sobre os níveis atuais de estoque e de demanda.


3) Defina Vantagem competitiva e dê um exemplo. 
A vantagem competitiva é o atributo (ou conjunto de características) que posiciona determinada empresa à frente das concorrentes no mercado. É o motivo que a leva a ser escolhida na hora da compra, em detrimento das demais.

Exemplo: Nubank e a inovação

Esse é um case que mostra que, para inovar, não é preciso fazer grandes transformações. Às vezes, basta apenas conduzir pequenas mudanças, prestando atenção nas necessidades de seu público. E foi justamente isso que a Nubank fez. Aproveitando algumas insatisfações dos clientes de bancos tradicionais, a fintech brasileira atacou essas dores e passou a oferecer os mesmos serviços, mas de forma diferente.

Isenção das principais taxas, burocracia próxima do zero em ambiente totalmente digital e intuitivo foram algumas das medidas adotadas.

O sucesso foi tamanho que a empresa serviu de inspiração para uma série de outras iniciativas digitais parecidas. 


4) Defina o que é vantagem de custo. 
A vantagem competitiva de custo dá um perfil de custo mais baixo.

Neste caso, uma companhia adota uma estratégia para reduzir o valor de produção, seja por meio de investimentos no processo de inovação para redução de custos operacionais, e permitir que seu produto seja vendido por um preço menor, sem comprometer sua margem de lucros.


5) Qual deve ser o foco da gestão da cadeia de suprimentos? 
O foco está na cooperação, na confiança e no reconhecimento de que, bem gerido, o “todo pode ser maior do que a soma de suas partes”. Ou seja, está na gestão de relações, a fim de alcançar um resultado mais lucrativo para todas as partes da cadeia.


6) Um dos objetivos da Gestão da cadeia de suprimentos é tentar equiparar oferta e demanda. Explique isso. 
A empresa precisa encontrar equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque – algo que gera altos custos – ou nenhum estoque – que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado. Isso depende do local de armazenagem e do tempo de permanência do produto, principalmente se você trabalhar com bens perecíveis.


7) O que é uma vantagem competitiva hoje pode não ser mais amanhã. Explique essa afirmação dando um exemplo.
Uma empresa que pode ter a vantagem de inovar na logística de compras online com serviço de entrega imediata, pode deixar de ter isso como vantagem se outras empresas criarem essa mesma logística.


8) Defina o que é vantagem de valor?

Oferece ao produto um diferencial “a mais” sobre ofertas mais competitivas.

Os “clientes não compram produtos, eles compram benefícios” é doutrina em marketing, ou seja, o produto é comprado não por ele em si, mas pela promessa do que vai “transmitir”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com