TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência e Tecnologia

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 16

IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Letícia Paiva Rezende

Lucas Cherez Costa

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E HISTÓRIA

- A importância do conhecimento científico e os aspectos sócio econômicos relacionados ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia

Bragança Paulista

2019

INTRODUÇÃO

Não há como negar o convívio diário da sociedade contemporânea com o advento da tecnologia. A tecnologia é fruto de uma longa evolução da ciência que resultou no conhecimento cientifico humano.

Nessa pesquisa nosso objetivo é, a princípio, esclarecer os conceitos básicos dos termos ciência e tecnologia, relacionando-os afim de ressaltar a importância de ambos.

Através do esclarecimento dos conceitos, houve a necessidade de estabelecer uma linha do tempo que pontua a evolução do conhecimento cientifico no Brasil, evidenciando os pontos mais importantes da história.

A história do conhecimento cientifico nos levou a atualidade, fazendo-nos refletir a respeito dos desafios para o desenvolvimento da ciência no país, diante disso desenvolvemos uma reflexão com a finalidade de explorar o assunto.

Em suma, nossa pesquisa surgiu com a proposta da Profa. Dra. Iara Cury com o objetivo de refletir a respeito da importância da disciplina de História Ciência e Tecnologia não somente em nossa formação profissional, mas também em nossa formação pessoal.

  1. O que é ciência?

O conceito etimológico de ciência é originário do termo em latim “scire”, que significa saber. Segundo a definição da Unesco, a ciência é “o conjunto de conhecimentos organizado sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos”.

Partindo do pressuposto que a ciência é fruto da própria curiosidade humana, é possível observar que seu objetivo é a busca de explicações sobre os fenômenos que ocorrem na natureza. Grande parte dos conhecimentos científicos baseiam-se em duas etapas, a qual a primeira é a hipótese e a segunda é a prova, ou seja, para alcançar o conhecimento científico há a necessidade de testar as hipóteses provando na prática que as teorias são verdadeiras.

Na visão generalista de um cientista, a função da ciência é o estudo das teorias afim de chegar a uma conclusão plausível que acrescente mais conhecimento para o universo. Os cientistas possuem a motivação pelo novo, por tudo que ainda não foi descoberto.

A ciência traz consigo uma sensação de alto grau de clareza nos conhecimentos por ela produzidos, despertando na sociedade um sentimento de confiança. Por exemplo, argumentos baseados na ciência são muito bem aceitos e considerados argumentos dignos de credibilidade. Transmite também uma sensação de empolgação nas pessoas, pois gera a possibilidade de descoberta do que existe no universo e facilita o entendimento de como as coisas funcionam, funcionaram e funcionarão.

De forma sucinta, o conhecimento produzido pela ciência objetiva a compreensão da natureza e do universo no qual vivemos através dos fatores já conhecidos que devem ser concretos e objetivos.  Logo, a ciência tem caráter útil e é um processo contínuo, pois é frequentemente redefinida e expandida, afim de ampliar as nossas investigações, tornando-se infinita.

  1. O que é tecnologia?

A palavra tecnologia tem origem grega a partir do termo “tekhne” e significa estudo e/ou ofício. Tecnologia é por definição, o estudo sistemático das técnicas para fabricar e fazer as coisas, envolvendo o conhecimento técnico e científico, ferramentas, processos e materiais.

De acordo com a definição de Simon Singh “a tecnologia envolve todo o necessário para tornar a vida (e a morte) mais cômoda.”

A tecnologia sofre e causa diversas transformações na sociedade, seja no âmbito político, econômico, social e filosófico. Devido a esse motivo, é incorreto afirmar que a tecnologia moderna é um mero estudo da técnica. Nascida quando a ciência se aliou a técnica no renascimento, tem o objetivo de proporcionar a ligação entre o saber da ciência e o fazer da técnica, unir a teoria à prática, ou seja, de forma convencional a tecnologia seria a ciência aplicada.

No momento em que vivemos a tecnologia tem uma simbologia no modo de vida da sociedade, podendo ser multiplicadora e transformadora, pois tem o poder de produzir e destruir, de curar e depredar, de facilitar e gerar riscos para a vida. De tal forma, pode se tornar desigual, fazendo com que o poder se fixe em determinadas mãos.

Em suma, podemos dizer que a tecnologia é um fenômeno social, complexo, que nos conduz a um posicionamento valorativo frente a ela, pois credita a ciência possibilidade de experimentação, precisão e controle de resultados, facilitando a relação humano-mundo.

  1. Relação entre ciência e tecnologia

A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Assim como definido anteriormente, a ciência é o estudo da natureza de acordo com o método cientifico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação do conhecimento científico para conseguir um resultado prático.

Existem três modelos teóricos que conectam ciência e tecnologia, no qual o primeiro defende que há uma relação de subordinação entre a ciência e a tecnologia, ou seja, sem o desenvolvimento de uma área não há a possibilidade de desenvolvimento de outra.

Na segunda abordagem a tecnologia é compreendida como resultado da aplicação do conhecimento científico.  Assim o desenvolvimento tecnológico é precedido por uma série de análises, pesquisas e testes científicos. Dessa forma, quando a ciência precede a tecnologia há a denominada ciência aplicada.

No terceiro método, há a defesa de que sem uma infraestrutura tecnológica não há conhecimento científico, ou seja, a atividade científica atual é totalmente dependente dos instrumentos fornecidos pela tecnologia e sem esses recursos, a produção cientifica estaria comprometida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com