TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição do Psicopedagogo no Contexto Escolar

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

A Contribuição do Psicopedagogo no Contexto Escolar

SOARES, Matheus; BATISTA SENA, Clério Cezar. A Contribuição do Psicopedagogo no Contexto Escolar. São Paulo: Mackenzie Memnon, 2000. 1-8 pp.

O papel do psicopedagogo é importante e cada vez mais se faz necessário inserir na instituição escolar, atua em diversas áreas de forma preventiva e terapêutica, para compreender os processos de desenvolvimentos, auxiliando o aluno a se preparar para lhe dar com as dificuldades de aprendizagem. O psicopedagogo analisa os fatores que favorecem ou interferi na aprendizagem em uma instituição, institui caminhos entre os opostos que liguem o saber e o não saber. A psicopedagogia tem por objetivo compreender, estudar e pesquisar a aprendizagem nos aspectos relacionados com o desenvolvimento e ou problemas de aprendizagem humana. A psicopedagogia constitui-se para os professores como uma oportunidade para entender o sujeito em suas múltiplas dimensões, reconstruir esse projeto junto à equipe escolar conduzindo a reflexão e a construção de um ambiente propício à aprendizagem significativa. “O que é ensinado e aprendido inconscientemente tem mais probabilidades de permanecer” (Coelho, 1999 p.12), o psicopedagogo deve rever suas metodologias para um bom desenvolvimento educacional.

O psicopedagogo inclui, orienta a família do aluno no processo de aprendizagem, um processo difícil por que muitas vezes a família não aceita que a criança tem alguma dificuldade.

De acordo com Gonçalves (2002, p.42) “as relações com o conhecimento, à vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas.” As escolas tem uma grande dificuldade de lidar com a dificuldade de aprendizagem dos alunos assim a Psicopedagogia se transforma em uma ferramenta poderosa que irá ajudar o aluno, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com