TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogo no Contexto Escolar

Por:   •  15/2/2020  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

SOARES, M.; SENA, C. C. B. A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74460590/126-130624014932-phpapp01.pdf.  Acesso em: 30 ago. 2019.

Resenha por

Os autores começam o artigo com a pergunta: Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar? Afirmam que refletir criticamente sobre isso nos desperta para a necessidade de se buscar uma educação de qualidade e consciente de que as crianças aprendem de formas diferentes e que é necessário um trabalho diferenciado em cada unidade escolar.

Na introdução ainda, mostrou que a psicopedagogia é a ciência nova que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e diante das sérias dificuldades de aprendizagem é muito importante a atuação psicopedagógica nas escolas, porém a profissão ainda precisa ser regulamentada.

Em seguida falaram sobre o papel do psicopedagogo na sociedade, onde pode atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica. E já vem atuando com muito sucesso em escolas, hospitais e empresas, sempre buscando a aprendizagem dos indivíduos.

Mencionam que a família desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem dos alunos, o vinculo afetivo é essencial para o bom desenvolvimento da criança. E os professores precisam estar atentos para a individualidade de cada criança, para poder adequar os conteúdos conforme a necessidade de cada um. Mostrou que o professor não apenas transmite o conhecimento ou faz perguntas, mas também ouve o aluno, dá atenção e faz com que se expresse.

Por fim, os autores falam que o papel da Psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. O educador deve promover a aprendizagem significativa, incentivando as habilidades de seus aprendizes e mostrando para cada um deles a sua verdadeira potencialidade.

Penso que este artigo foi muito útil, esclareceu de forma clara o que um psicopedagogo faz, a sua função não só nas escolas, más também em hospitais e empresas. Que essa profissão se regulamente logo, já que cada vez mais se faz necessário a inserção do psicopedagogo na instituição escolar!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com