TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 5

Artigo

A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar

01

Indicação Bibliográfica

Soares, Matheus .Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Sena, Clério Cezar Batista, [Mestre em Educação: Psicologia da Educação

Resumo

O artigo destaca a importância do psicopedagogo na escola. A Psicopedagogia trata-se de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana. O papel do psicopedagogo e da Educação é de serem mediadores da construção do conhecimento, visando o individuo como ser que aprende, a ação do psicopedagogo alcança o sujeito individual, o grupo, a instituição e a comunidade.  

Citações  (1)

“Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar?” p.1

Comentários

Cada individuo é um ser único, dotado de talentos e habilidades distintas, assim como limitações e dificuldades. O papel do psicopedagogo é ter um olhar diferenciado para a aprendizagem e com ferramentas estratégicas estimular o processo de desenvolvimento do sujeito como ser cognoscente.

Ideação

Diante do cenário da Educação no Brasil é de suma importância a atuação do psicopedagogo na escola. O fracasso escolar é cada vez mais comum. A criança tem sido privada de estímulos fundamentais para o seu desenvolvimento como pessoa. Isso se deve pelo descaso das políticas públicas, da falta de preparação de professores e da desinformação de pais e responsáveis. É necessária a divulgação da Psicopedagogia como uma ciência que atua no desenvolvimento da aprendizagem.

Citações (2)

“ o psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola.”

Comentários

O papel do psicopedagogo é amplo dentro do contexto escolar, a intervenção tanto pode ser diretamente feita no aluno como no professor, pois o que ensina e o que aprende estão intimamente ligados e devem ter uma relação equilibrada. A intervenção do psicopedagogo junto aos professores é um grande avanço, pois garante a formação continuada do docente e um apoio para seu convívio com as diferentes dificuldades de aprendizagens percebidas na sala de aula.

Ideação

Toda escola deveria ter um psicopedagogo no seu quadro de colaboradores, para garantir a eficácia do desempenho profissional dos docentes e o desenvolvimento de aprendizagem dos discentes. Mas para isso devemos buscar a regulamentação da profissão e conquistar espaço dentro do ambiente educacional.

Citações (3)

“de acordo com Gonçalves (2002, p.42) as relações com o conhecimento, a vinculação com a aprendizagem as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas.”

Comentários

As correntes teóricas que sustentam a prática psicopedagogica têm muito a oferecer no processo de aprendizagem no que diz respeito a  um olhar diferenciado para o sujeito que aprende, respeitando as dificuldades de cada um, buscando alcançar cada individuo em diferentes contextos, espaço e tempo de aprendizagem. Vale ressaltar que essas práticas facilitam o planejamento de projetos educativos e promoção de novas práticas subjetivas que com certeza seriam positivas ao desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Ideação

O psicopedagogo é um profissional de fundamental importância no processo de aprendizagem, deve-se destacar que ele  tua em várias áreas, não se limita ao ambiente escolar. Ele está atuando com sucesso em instituições, hospitais, empresas, pois trabalha com o aprendizado que está presente em diversos aspectos e contextos no nosso dia-a-dia. O que falta para que essa atuação seja maior é uma ampla divulgação, que poderia ser feita através de pequenos projetos como amostragem do que se pode ser realizado no campo da aprendizagem.

Citação (4)

 A família desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem dos alunos, pois muitas vezes os pais não querem enxergar a criança com as suas dificuldades.”

Comentários

Como ser cognoscente o individuo tem relacionamentos, seu emocional está intimamente ligado ao seu comportamento. Quando uma criança apresenta alguma dificuldade pode ser gerada por barreiras emocionais ou estímulos que não foram feitos no período certo. A família é a base do ser humano, é nela que se inicia todo o saber ser, mas muitas vezes a família não aceita as dificuldades que são apresentadas dificultando o desenvolvimento da criança.  

Ideação

O alcance das famílias no que diz respeito à colaboração no desenvolvimento de aprendizagem, poderia ser feito no primeiro contato com a escola com a intervenção do Piscicopedagogo. Desde o maternal os país poderiam ter as informações necessárias para ajudar o seu filho a desenvolver de forma saudável e plena. Na verdade o bom mesmo seria se tivesse uma escola para país, pois com certeza teríamos menos problemas de aprendizagem, porque os primeiros ensinamentos começam no seio da família.

Citação (5)

“ O que é ensinado e aprendido inconscientemente tem mais probabilidade de permanecer” (Coelho, 1999 p.12)

Comentários

Quando o aprendizado é alcançado na sua totalidade pode-se perceber uma mudança de dentro pra fora, ou seja, o individuo expõe o conhecimento sem ao menos perceber, através de atitudes,  comportamentos ou até mesmo na fala ou discurso. Isso se dá quando o aprendente é visto de forma individual, é alcançado com uma metodologia especifica que fez com que ele internalizasse o conhecimento.

Ideação

O alcance do aprendizado no nível do inconsciente é conquistado pelo professor através de uma dedicação especial a uma metodologia,  muita criatividade e disposição para rever as estratégicas utilizadas e traçar um plano para o êxito do processo de desenvolvimento de cada aluno.  

Citação (6)

“De acordo com Sena, Conceição e Vieira (2004), o processo de ressignificação da prática pedagógica se constrói por meio de um processo que se efetiva pela reflexão critico reflexiva do professor sobre seu próprio trabalho, isto é, a partir da base do contexto educativo real, nas necessidades reais dos sujeitos, nos problemas e dilemas relativos ao ensino e à aprendizagem.”

Cometários

A prática pedagógica é uma constante aprendizagem, pois o professor se depara com diferentes cenários e situações peculiares que exigem diferentes posicionamentos. Assim o professor é levado a refletir sobre o seu desempenho e adaptar as práticas pedagógicas  para cada situação e contexto.

Ideação

O professor deve ser uma pessoa disposta sempre a aprender, a formação continuado do docente é uma necessidade, principalmente no que diz respeito aos diferentes conceitos de como aprender. Vencer as dificuldades e alcançar o aluno que por algum motivo não acompanha a turma deve ser o grande objetivo do bom professor.

Citação (7)

“ O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno”.

Comentários

É de fundamental importância a intervenção do psicopedagogo no planejamento escolar, por ser a psicopedagogia a ciência que estuda o processo de aprendizagem. A chance de ter êxito no desempenho do trabalho é ampliada com a contribuição do psicopedagogo no planejamento. Esse papel é do psicopedagogo institucional que atua na escola com informações relevantes para a construção do conhecimento de diferentes alunos, respeitando a individualidade e tempo de cada criança.

IDEAÇÃO

A presença do psicopedagogo nas instituições escolares se torna cada dia mais importante para o desenvolvimento de relações interpessoais, mediações entre pais e escola e um olhar diferenciado para o ensino no sentido de ver o individuo como um ser cognoscente respeitando as diferenças, estimulando os processos e trabalhando a estima de alunos e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com