TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR – O TRABALHO DESTE PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  21/6/2021  •  Artigo  •  5.173 Palavras (21 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR – O TRABALHO DESTE PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

SILVA, Josiane Karina da

ORIENTADOR

RESUMO

Este trabalho busca adentrar o universo interdisciplinar entre Psicologia e Pedagogia formando uma nova disciplina, e com isso um novo profissional ao mercado da Educação e da Saúde formulando uma discussão a respeito do papel deste na instituição escolar pública, à qual se delimita o presente estudo, e, portanto, buscando esclarecer qual é o papel desse profissional na escola pública. Justificando-se por considerar extremamente propício o aprofundamento do tema, uma vez que novos conhecimentos a respeito do mesmo podem colaborar muito para o universo acadêmico e funcional que envolve suas praticidades. Nesse sentido, o objetivo é emitir considerações sobre o papel do psicopedagogo na unidade de ensino pública e, para atingí-lo, faz-se necessário colocar as necessidades da aprendizagem que fundamentaram a criação dessa atividade, mostrar conceitos da própria atividade (psicopedagogia) e argumentar sua essencialidade na referida instituição. A metodologia é realizada a partir de uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa, explicativa, descritiva e exploratória nas bases Google Acadêmico e Sciello, colhendo amostras de artigos condizentes a essa temática, sendo destacados assuntos que se aprofundem em relação harmônica com o problema da presente pesquisa. As conclusões retomam os principais pontos do trabalho, indicando a respeito dos objetivos específicos e do problema de pesquisa, cuja conclusão aponta para a indispensabilidade dessa prática devido crescimento de sua necessidade nas escolas em todo o mundo.

Palavras-Chaves: Educação, ensino e psicopedagogia,

1 INTRODUÇÃO

        Inicialmente, o papel do psicopedagogo na unidade escolar tem sido considerado muito importante, em suma, uma necessidade a qual Araújo (2014) já destaca que pode e deve ser pensada a partir da instituição pública de ensino enquanto primordial na qualidade do acompanhamento do ensino-aprendizagem.

Em seguida, evidancia-se que a psicopedagogia tem por objeto a promoção do desenvolvimento cognitivo da aprendizagem, onde o sujeito é inserido no mundo cultural e simbólico de forma mais organizada que o dará maior acessibilidade diante da sociedade (BRASIL, 2008)

Adiante, aponta-se que o exercício da profissão de psicopedagogo foi regulamentado pelo Decreto Lei 3512/2008, que regula a atividade de psicopedagogia a ser uma prática livre, entretanto somente pode ser exercida por portadores de diploma na área afim ou de psicologia com a especialização neste foco de atuação.

Na sua práxis, o diagnóstico de intervenção psicopedagógica é uma das maiores entregas do profissional dessa área e tem como objetivo a pesquisa, a intervenção e avaliação relacionadas com a aprendizagem. Ou seja, se o aluno tem dificuldades de aprender, recorre-se a ajuda deste profissional, que analisará caso a caso e indicará caminhos a seguir.

Justifica-se estudar o fenômeno em virtude de suas ofertas ao desenvolvimento de consciência crítica, o conhecimento sobre seus direitos e dos serviços de que o mesmo promove em virtude de atendimento social, e na ampliação dos horizontes de seu conhecimento para além do ambiente teórico no qual vem sendo estudado, promovendo-se acesso a mais informação, conhecimentos, técnicas e servindo de consultas (ARAUJO, 2014).

A relevância que o tema possui está vinculado às possibilidades que um estudo poderia proporcionar, tanto no sentido prático quanto acadêmico, sendo que a decisão de abordar o mesmo partiu da oportunidade de conhecer mais sobre sua necessidade diante da escola e demais benefícios ao atendido.

A hipótese mais provável é de que o papel deste profissional seja multifacetado, não atingindo apenas a lado psicológico do atendido, ou seja, do aluno, mas que suas ações contribuam de modo a serem percebidas nos resultados da escola, no desempenho dos professores e estendendo-se nas relações familiares dos discentes.

O problema se faz destacar é “qual a importância do profissional de psicopedagogia nas instituições de ensino?”

Para responde-lo, faz-se necessário, antes de tudo analisar como o fenômeno se apresenta em seus momentos históricos, levando em consideração as influências que recebe do meio ambiente. Resumidamente, se faz necessário a uma compreensão do porquê da existência desse profissional nas escolas, este acaba sendo, com outras palavras o objetivo geral, e para atingi-lo é necessário mostrar as dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia e seus conceitos, e a motivação de sua importância cada vez mais recorrente.

        O conceito mais aproximado deste fenómeno indica uma aproximação de seus aspectos mais técnicos da aprendizagem na escola pública. Tais aspectos são, na maioria, adquiridos em maior amplitude quando realizados em atividades laborais. Para tanto, Costa (2015) indica que o fenômeno aqui estudado não significa sumariamente atrelado a um único tipo de práxis, pois possui maior grau genérico no que diz respeito às suas aplicabilidades.

         Contudo, os maiores dilemas que podem concorrer na aprendizagem no sentido de empecilhos ao avanço dos alunos, e no que diz respeito à suas aplicações serem maiores e mais qualitativas, pode-se tomar como base os problemas do meio ambiente de sua irracionalidade (COSTA, 2015).

Nas situações estudadas, observamos que o conceito é bastante estudado e com o qual pode-se aproveitar uma revisão sistemática de literatura nas bases Sciello e Google Acadêmico com fins de coletar uma amostra significativa e desenvolvimento de resultados que apoiem de forma consistente as argumentações promovidas nesse esboço. Neste sentido, a abordagem metodológica será a qualitativa, sendo esta a mais adequada para compreensão do tema e para atingir os objetivos propostos. A preocupação é a descoberta, o aprofundamento e a compreensão do tema nas pessoas. A pretensão será disponibilizar maiores informações sobre o assunto estudado.

Para tanto, o trabalho se faz subdivididos em 3 seções, sendo que a primeira aborda a respeito de dificuldades da aprendizagem que motivaram a criação da psicopedagogia, a segunda sobre os principais conceitos que o envolvem esta interdisciplinaridade e a terceira consiste na emissão e resposta ao problema de pesquisa, o qual ocorre na emissão de considerações a respeito das possibilidades, que dão significado à toda relevância deste profissional frente às instituições de ensino.

Portanto, ao destacar as considerações conclusivas poder-se-á verificar como o problema é entendido, sendo concluso afirmar que não é apenas sobre a aprendizagem e sua melhoria, mas também sobre facilitar o trabalho do professor, da escola em seus resultados nos índices de educação, e para o próprio aluno tratado e sua família, podendo a problemática individual ser solucionada de uma forma estrategicamente adequada e verificada de acordo com a bibliografia utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com