TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Político Econômica do Brasil

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil vem enfrentando uma crise político econômica desde meados do ano de 2013. No cenário desta turbulência estão presentes manifestações contra os atos de corrupção dos gestores em todas as esferas políticas.

Destaca-se, que tudo começou com os protestos realizados ano de 2013, sendo o mais popular conhecido como “Manifestações dos 20 Centavos”, cujo objetivo era contestar os altos valores das tarifas de transporte público. Porém, após represália do poder político, esta manifestação ganhou grande proporção, com milhões de brasileiros nas ruas, em diversos protestos, em várias cidades brasileiras e no exterior, e desta vez com vários temas, dentre eles, a violência e a corrupção.

Fato é que, o ápice da crise político econômica no Brasil se deu com o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Tal acontecimento foi precedido de escândalos de corrupção por conta da Operação Lava Jato, que foi liderada pelo Juiz Federal Sérgio Moro, iniciada no ano de 2014.

Em 2015, com o avanço da Operação Lava Jato, e com o auge dos escândalos de corrupção, milhões de brasileiros foram as ruas protestar contra o governo, o que trouxe ainda mais instabilidade política para a Presidenta Dilma.

No ano de 2016, a presidenta Dilma foi afastada definitivamente da presidência, assumindo o senhor Michel Temer. O governo do atual presidente, Michel Temer, foi marcado por escândalos de corrupção e reformas legislativas impopulares, dentre elas a Reforma Trabalhista e o Novo Regime Fiscal. Com isso, o governo do Presidente Michel Temer foi eleito o mais impopular de toda a história do Brasil, com índices de reprovação de mais de 90% dos brasileiros.

Além disso, cumulado com a crise política veio também a crise economia no país, que se iniciou em meados do ano de 2014, e teve com grande consequência a recessão econômica, que derrubou o Produto Interno Bruto (PIB) por dois anos consecutivos. Em decorrência da grande recessão que se implantou no Brasil a economia se retraiu, o que gerou um grande número de desempregados.

Neste contexto político econômico, é importante frisar os escândalos envolvendo as grandes construtoras, o que acarretou maior instabilidade econômica.

Ressalta-se, que a crise econômica em maior parte se deu pela instabilidade política presente no Brasil. Tendo em vista a falta de credibilidade do Brasil com os países estrangeiros, o que culminou em queda dos investimentos de países.

Em decorrência de todos os acontecimentos ocorridos entre os anos de 2013 a 2018, a democracia brasileira sofreu um grande abalo, uma vez que o povo ficou desacreditado de seus governantes. Além disso, houve um grande rompimento nas coligações políticas, o que fez com que o país perdesse o rumo do crescimento.

Neste interim, a única maneira de solucionar toda a crise instalada no Brasil será através do voto consciente. A população deve entender que só é possível mudar o país com a escolha de bons representantes. Desta maneira, o país voltará a crescer, pois o governo terá de novamente a legitimidade do povo para governar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_pol%C3%ADtica_no_Brasil_desde_2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com