TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIREÇÃO DEFENSIVA

Por:   •  11/8/2015  •  Artigo  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Direção Defensiva

Curso: Tecnólogo De Segurança No Trânsito

Professor: Cláudio Boing

Nome do aluno: José Heitor de Resende

Data: 14/10/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

Resposta:

I- Não. Poucos são os pilotos que praticam a direção defensiva apresentada na UA.

II- Não. O comportamento adotado pela maioria dos condutores de motocicletas será conforme o percurso que vão realizar e com o momento e não adotam um comportamento defensivo baseado em regras e manutenção preventiva.

III- Os pilotos recém formados poderão sair dos Centros de Formação de Condutores com habilidades quanto ao equilíbrio em baixa velocidade, mas pela falta prática em estradas e rodovias suas habilidades são limitadas, por isso esses não estão preparados para esse tipo de vias e os mais experientes nem sempre adotam medidas defensivas em razão da autoconfiança.

- Como atitudes positivas observamos nos municípios onde há a permissão destes profissionais (motoboys, moto táxi), que para exercerem suas atividades terem de passar por curso teórico e prático, têm adotado um comportamento, não diria tão defensivo, menos agressivo. Nota-se também uma mudança de comportamento destes pilotos em relação aos demais componentes do trânsito.

- Como positivo, os pilotos com idade acima dos 40 anos por adotarem uma postura defensiva raramente se envolvem em acidentes com gravidade.

- Como atitudes negativas, pode-se dizer que a maioria dos jovens ainda não entenderam o quanto é perigoso pilotar de forma imprudente, não observando regras básicas de segurança.

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

Resposta:

Certamente o que nos foi proposto na Unidade de Aprendizagem é de grande utilidade para quem se propõe a educar e para todos os participantes do trânsito, principalmente motociclistas, embora, são poucos os que se interessam por essa prática.

Contudo, não se deve deixar levar pelo desinteresse das pessoas e continuar no firme propósito de continuar a falar, a ensinar e tornar acessível, utilizando de todas as formas disponíveis, quiçá um dia ter-se-á mais pessoas conscientes e preocupadas com o bem comum, com isso reduzir-se-ão os “acidentes” de trânsito.

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

Resposta:

a) Possíveis problemas:

Calibragem, balanceamento, geometria, suspensão e até mesmo problemas no sistema de direção.

b) Procedimento:

Calibram-se os pneus, e se o problema persistir, leva-se o veículo imediatamente a uma oficina especializada para verificação e correção.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

Resposta:

Andar com os pneus descalibrados, além de ser perigoso, pois o carro pode não suportar de forma segura os limites de velocidade e carga estabelecidos pelo fabricante, dói no bolso com o gasto maior de combustível.

Rodar com pneu murcho, ou muito cheio, também afeta a estabilidade do veículo. Por isso, aconselha-se que a calibragem seja feita no máximo a cada 15 dias, ou uma vez por semana por usuários que percorrem muitos quilômetros diariamente, como os taxistas. Um detalhe importante: os pneus devem ser calibrados ainda frios para evitar o aumento da pressão interna.

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

Resposta:

O limite mínimo é de 1,6 mm observado pela sigla em inglês TWI. Com pouca profundidade dos sulcos não haverá escoamento da água entre o pneu e a pista, assim se formará um “colchão de água” entre eles ocasionando a perda do contato com a pista chamado de hidroplanagem ou aquaplagem. Esse efeito tem causado vários acidentes, porque se perde o controle do veículo ao hidroplanar.

4. Toda viagem segura, por menor percurso que seja, é uma viagem sem acidentes. Considerando que para iniciar esta viagem o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com