TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Direção Defensiva

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Direção Defensiva

Curso: Tecnologia em segurança no trânsito

Professor:  Cláudio BÖing

Nome do aluno: Marcus Vinicius de Souza Casanet

Data: 05/10/14

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

R N1: a)  Não, os condutores de motocicletas, motonetas, e ciclomotores,  não põem em pratica esses estudos da Direção Defensiva;

     Não os mesmos não possuem comportamento de pilotagem segura;  

     Sim, esses condutores possuem habilidades, mas não utilizam em prol da Direção ( pilotagem) segura;

     Em nosso cotidiano  no trânsito sempre ira existir algumas condições adversas , no entanto deveremos sempre  evita los, para isso deveremos fazer uso da Direção Defensiva, e estatísticas mostram que o número do acidentes envolvendo motociclistas  aumentam cada dia, pelo fato dos motociclistas ignorarem    enumeras técnicas que evitariam estes acidentes, muitas vezes estes condutores possuem comportamento inadequado  neste meio, desrespeitando as normas de trânsito, vindo a criar conflito e perigo para os usuários do trânsito, e possuindo atitudes negativas, como  imprudência e negligência  dos mesmos, por andar nas vias com velocidade acima da permitida  ocasionando perigo constante;

b) Sim, a pratica dessas atitudes no trânsito ajudaria muito a diminuição de acidentes e números de óbitos  envolvendo motociclistas, e traria uma segurança e melhoraria os comportamentos e atitudes desses condutores, consequentemente  traria melhor relacionamento entre os usuários, assim tornando o trânsito mais seguro.

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

R N2:  Se o veiculo estiver ¨puxando¨ para um dos lados , provavelmente está indicando um possível problema com a calibragem ou com o alinhamento da direção.

O condutor do veiculo  deverá verificar a calibragem dos pneus, caso não venha a solucionar o problema com a calibragem o condutor deverá levar o veiculo ao serviço de geometria e alinhamento de rodas.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

R N3; a) Os pneus  murchos trará vários fatores que prejudicará a vida útil do mesmo, também prejudicara na estabilidade aumentando  o consumo  de combustível e reduzindo a aderência do piso com a água. Tornando assim, perigoso o ato de conduzir seu veiculo.

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

R b) O limite  mínimo é de 1,6 milímetro de profundidade e é importante para  que o sulcos possa desempenhar sua função de modo  que permita o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança em caso de pista molhada.

4. Toda viagem segura, por menos  percurso que seja, é uma viagem  sem acidentes. Considerando que para iniciar esta viagem o condutor deve adotar alguns procedimentos de segurança com relação ao veículo, elabore  um check-list    sobre o que deve ser observado no veiculo, antes de iniciar uma viagem. (2,0 pontos).

 

R N4;  Antes de qualquer deslocamento deve ser observado alguns itens básicos para evitar condições adversas no percurso  do  deslocamento, e assim proporcionando para os  usuários uma segurança adequada e uma viagem sem problemas, são os itens:

- Verificar o nível do óleo do motor;

- Verificar o nível da água do radiador;

- Verificar se os pneus estão em bom estado de conservação, calibrados e balanceados, incluindo o estepe;

- Verificar se o combustível existente no veiculo será ideal e suficiente para chegar ao seu destino;

- Verificar o sistema elétrico do veiculo;

- Verificar a existência  dos equipamentos obrigatórios do veiculo ( macaco, chave de roda, extintor, triângulo, etc.);

-Verificar se esta portando os documentos obrigatórios( CNH, CRLV);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com