TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção Defensiva Tecnólogo em Segurança no Trânsito

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Direção Defensiva

Curso: Tecnólogo em Segurança no Trânsito

Professor: Cláudio Böing

Nome do aluno: Sedenir Barbosa Fernandes

Data: 25/04/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com os seus estudos do material didático, você viu que uma das condições adversas à condução de veículos refere-se às condições de tempo.  A partir dos seus estudos sobre os preceitos da direção defensiva, elabore um texto – com no mínimo 10 linhas – que identifique e descreva quais são as ações corretivas que devem ser adotadas pelo condutor de um veículo quando se deparar com situações em que a condição adversa de tempo é o fator problema para uma condução defensiva. (2,0 ponto).

R: As condições adversas de tempo como a chuva, vento, granizo, neve, neblina, fumaça e até mesmo o calor dificultam a condução do veículo exigindo assim, alguns cuidados. Nos dias de chuva a pista além de ficar escorregadia a visibilidade diminui, com isso aumentando o número de acidentes. Recomenda- se que diminua a velocidade acenda o farol baixo e redobre a atenção, aumente a distância do veículo a sua frente e si precisar freia, evite pisar no freio de maneira brusca para não travar as rodas e o veículo derrapar pela perda de aderência devido à pista estar molhada. Se o veículo possui o sistema de freio ABS, aplique a força no pedal mantendo-o pressionado até seu controle total. Em caso de chuva de granizo, recomenda-se que pare o veículo em local seguro e aguarde o fim da chuva. Em casos de neblina ou cerração usar apenas o farol baixo e o farol de neblina caso o carro tiver, não use o farol alto porque ele reflete a luz nas partículas de água, reduzindo ainda mais a visibilidade. Outra condição adversa é a do vento, mesmo não sendo percebido pode causar acidentes. O ideal é si orientar pelo movimento da vegetação as margens da via, assim facilita a identificação da intensidade do vento. Havendo vento, deve-se reduzir a velocidade e adequar a marcha do motor para diminuir a probabilidade de desestabilização do veículo. Quando a condição adversa for fumaça proveniente de queimadas, redobre a atenção, reduza a velocidade, ligue a luz baixa do farol e, depois que entrar na fumaça, não pare o veículo na pista, já que, com falta de visibilidade, os outros motoristas podem não vê-lo parado na pista. Sempre antes de iniciar uma viagem ou outros afazeres com seu veículo, verificar luzes, limpadores de para-brisa, desembaçador traseiro.

2. Dirigir quando se sentir sem condições físicas ou emocionais, põe em risco não só a sua vida, mas a de todos os usuários do trânsito. Cite as condições adversas do condutor, no que se refere às condições físicas e mentais: (1,5 ponto)

R: Cabe ao condutor avaliar suas reais condições ao propor-se a dirigir um

veículo, e ter o bom senso necessário para evitar envolver-se em situação de risco. O condutor deverá evitar dirigir se não estiver em boas condições físicas e mentais. Entre as condições adversas do condutor, no que se refere às condições físicas podemos citar; fadiga, dirigir alcoolizado ou após ter utilizado rebite, sono, visão ou audição deficiente e perturbações físicas (dores ou doenças). Entre as condições adversas metais, podemos citar; estados emocionais (tristezas ou alegrias), preocupações, medo, insegurança inabilidade.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

R: Pneus murchos além de ter sua vida útil reduzida, prejudicam a estabilidade do veículo, aumentam o consumo de combustível e ainda reduzem a aderência ao piso molhado.

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com