TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA SELECIONADA

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

      INTRODUÇÃO

Em um mercado em constantes transformações, na qual a técnologia e a economia tornam-se mais importantes, influenciando o comportamento do consumidor e consequentemente exigindo das empresas mais qualidade.

Neste ambiente, é imprescindivel que as organizações procurem saber qual a sua posição no mercado para determinar onde pretendem chegar e o que devem fazer para atingirem os seus objetivos.

Para isso, é importante que as organizações conheçam seu negócio, buscando melhorar continuamente a forma de realizar as suas atividades, identificando quais as oportunidades e ameaças existentes no mercado e procurem aproveitar as opotunidades que mais favoreçam o desenvolvimento da empresa.

Outro fator importante, é estar sempre atualizado e mantendo contato com os clientes e concorrentes, para poder determinar quais objetivos pretendem atingir, para assim, alcançar os resultados desejados.

Por essa razão é necessario fazer um planejamento estratégico que visa identificar as ameaças e oportunidades, forças e fraquezas, e a partir dai formular estratégias possiveis para apoveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças e assim cumprir a missão estabelecida.

O planejamento estratégico é uma das feramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor seus negocios e independentemente do tamanho da empresa é necessario estabelecer metas, parâmetros e estratégias.

O planejamento estratégico tem como objetivo realizar um diagnóstico do ambiente externo e interno da empresa para detectar as oportunidades e ameaças, as forças e fraquezas e consequentemente estabelecer sua missão, visão, os objetivos e as estratégias da empresa.

Nesse sentido, o Mercado Rodrigues, empresa de venda de alimentos, produtos domésticos, higiene e limpeza luta pela qualidade dos produtos oferecidos e pelo bem estar de seus clientes, buscando sempre satisfazê-los em suas necessidades e desejos.

  1. Objetivos do trabalho

O objetivo deste trabalho é elaborar e desenvolver o Planejamento Estratégico para o Mercado Rodrigues.

     1.2 Objetivo específico

Identificar o ambiente interno e externo da empesa;

Levantar a estratégia vigente;

Estabelecer a visão do negócio;

Elaborar objetivos e estratégias;

Apresentar o plano de ação.

DADOS DA EMPRESA

O Mercado Rodrigues, representado nesse artigo, tem como sua principal função a venda de alimentos, produtos domésticos, higiene e limpeza e está localizado na cidade de Campina do Monte Alegre - SP, no endereço: Rua Sérgio Bertolai, 445 – Vila Gomes, CEP 18245-000. Empresa de pequeno porte com aproximadamente 06 funcionários, dentre os colaboradores, caixa, atendente, repositor e administrativo.

ESTRATEGIAS EMPRESARIAIS,PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos. Para Bethlem (1999), o ponto de partida para o planejamento estratégico é definir com antecedência os objetivos, as metas e as estratégias que a empresa pretende alcançar.

O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. O planejamento tático tem como finalidade utilizar os recursos disponíveis da organização para a elaboração dos objetivos e metas fixados, segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa. Segundo Oliveira (1999) o planejamento tático possui um período de tempo mais curto do que o planejamento estratégico e tem como objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com