TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÂO do PENSAMENTO

Por:   •  16/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 12

REVISÃO NP2 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

-ESCOLA CLÁSSICA

        •        Surgiu durante a expansão do capitalismo monopolista, onde houve a necessidade de se criar uma maneira de administrar com eficiência e eficácia, uma vez que as empresas estavam crescendo de forma muito rápida e desorganizada.

        •        Trata a organização como uma máquina, enfatiza as tarefas e inspirada em sistemas de engenharia.

        •        Essa abordagem clássica foi dividida em duas orientações opostas entre si, mas que se complementam: - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: Surgiu nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor, tendo como objetivo aumentar a eficiência no nível dos operários visando a ênfase nas tarefas, criando assim uma especialização do operário numa determinada área de trabalho. As críticas giravam em torno da super especialização do operário, visão microscópica do homem, ausência de comprovação científica e alienação dos funcionários.                        -TEORIA CLÁSSICA: Corrente desenvolvida na França, a partir dos trabalhos de Fayol, onde visava aumentar a eficiência da empresa dando ênfase na estrutura e no funcionamento da organização. Suas críticas giram em torno de não considerar os conteúdos psicológicos e sociais das organizações, além da superficialidade em relação à própria teoria e ignorarem fatores externos referentes ao funcionamento da empresa.

        •        Os percursores mais relevantes dessa escola são:     - Robert Owen: Gestor de fábricas têxtil na Escócia do século XX que se preocupou com a qualidade de vidas dos empregados, assim reduzia a jornada de trabalho dos mesmos justificando seus atos alegando aumentar a produtividade dos funcionários.                               -Charles Babbage: Professor de matemática inglês que era grande defensor da divisão do trabalho, aumentando a eficiência e experiência dos operários por meio de atividades repetitivas.

-TAYLORISMO

        •        Frederick Winslow Taylor (1856-1915), é considerado o “pai da administração científica”.

        •        Os estudos de Taylor referentes à administração podem ser divididos em duas fases notáveis:                    - Primeira Fase: Estudou o trabalho do operário e sua teoria seguiu em caminho de baixo para cima e das partes para o todo, aplicando métodos científicos em todas as instâncias.              

-Segunda Fase: Analisou os problemas das indústrias da época, e padeceu três tipos de problemas: Vadiagem sistemática por parte dos operários; Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho; Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.

        •        Taylor desenvolveu a Organização Racional do Trabalho, a qual substituía os métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos nas organizações.

        •        O homem, nesse conceito, era visto como Homo Economicus, uma vez que é motivado a trabalhar pela necessidade de dinheiro para sobreviver.

-FORDISMO

        •        Instituído por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company no ano de 1903.

        •        Inovou o processo de produção em série (produzir em grande massa, em menor tempo e com um custo menor), resultando em inovações técnicas e aperfeiçoamento de métodos, processos e produtos.

        •        Utilizavam três princípios básicos: Intensificação, Economicidade e Produtividade.

HENRY FAYOL

        •        Fundador da Teoria Clássica, salienta que toda empresa apresenta seis funções: Técnicas, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas.

        •        Também citam os cinco princípios da Administração, também chamados de processos administrativos: - Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.    -Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.  -Comandar: dirigir e orientar o pessoal.    -Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.   -Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.

        •        Para Fayol, Administração é um todo do qual a organização é uma das partes. Organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estático e limitado.

        •        Fayol enumera 14 princípios que irão nortear a aplicação da administração como ciência:                                    

        1.        Divisão do Trabalho;

        2.        Autoridade e Responsabilidade;

        3.        Disciplina;

        4.        Unidade de Comando;

        5.        Unidade de Direção;

        6.        Subordinação dos interesses individuais aos gerais;

        7.        Remuneração do Pessoal;

        8.        Centralização;

        9.        Cadeia Escalar;

        10.        Ordem;

        11.        Equidade;

        12.        Estabilidade do Pessoal;

        13.        Iniciativa;

        14.        Espírito de Equipe.

        •        Fayol dava preferência pela organização linear, apresentando uma forma piramidal (hierárquica).

-TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

        •        Também denominado Escola Humanística da Administração, originária dos EUA, com o surgimento dos primeiros movimentos sindicalistas voltando-se contra o movimento taylorista.

        •        Tinha a necessidade de humanizar e democratizar a administração, juntamente com o desenvolvimento das ciências humanas (psicologia e sociologia).

        •        O que colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração foi as conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, onde concluiu-se que as relações humanas durante o trabalho influenciam positivamente juntamente com a integração social, condicionada em normas e padrões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com