TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Básica No Brasil Atual: Desafios E Perspectivas

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

A educação básica no Brasil desde o seu início no país vem enfrentando grandes desafios, como falta de verba pública, escolas com mas localizações, infraestruturas precárias, profissionais descapacitados, muitos alunos não têm apoio familiar, outros sofrem preconceito dentro da própria instituição de ensino pelos seus colegas e até pelos profissionais da instituição, esses fatores contribuem para o grande índice de desistências dos estudantes.

A rede de escolas públicas são as que mais sofrem no Brasil, os governantes não dão o devido valor a elas, não destinam boas verbas e nem dão o apoio necessário para seu bom funcionamento, não promovem estudos para qualificar os profissionais da educação, que muitas das vezes lecionam aulas que não tem conhecimentos e que não são da sua área de formação.

Ao longo dos anos as taxas de analfabetismo melhoraram e as matrículas aumentaram, então o número de alunos no país também aumentou, mas ao longo dos anos, à medida que a tecnologia melhorou, o interesse dos alunos diminuiu, os professores ficaram cansados ​​e o sistema tornou-se apático, as escolas têm se tornado cada vez mais vazias, o professor perde a essência e a diversão em ensinar porque os alunos não se interessam.

As dificuldades só aumentarão se o governo não se comprometer com a educação do país, o que aumentará o número de crianças e adolescentes que estão fora da escola e sem educação adequada, então enquanto o governo não fizer o suficiente para resolver esses problemas, como como falta de suporte, infraestrutura, funcionários, nada se resolve.

No documentário Pro Dia Nascer Feliz, podemos ver como é o funcionamento das escolas da rede pública, como os alunos se comportavam e quais eram suas perspectivas essas quase zero, pois eles tinham vontade de crescer na vida, mas tinham também a consciência em que pelo seu ensino eles não obteriam grandes oportunidades na vida, que a escola publica não os proporcionariam oportunidades de crescer na vida, as escolas necessitam serem mais  bem estruturadas e abertas a enxergar os principais problemas da sua instituição, funcionários e alunos.

Os professores de todas as escolas vivenciam os mesmos problemas e situações. Há professores que se envolvem no drama dos alunos. Há um problema que os professores estão faltando muito ao trabalho. E a relação com os alunos. Na maioria das vezes, nas escolas públicas, os professores são considerados inimigos. Talvez, até por isso, a rivalidade com os alunos (e o desrespeito mútuo que a acompanha) deixa todos desmotivados. Outro fator é que os professores não são levados a sério.

Atualmente a educação vem sendo negligenciada no Brasil, devido à falta de infraestrutura em muitas escolas, principalmente em escolas de áreas carentes, falta de funcionários, falta de apoio dos governos e das famílias. Para uma educação de qualidade todos devem trabalhar focados em um só proposito, para ela andar para a frente e se tornar um referencial no país, governantes, professores, gestores, família e alunos devem unir as forças e fazer o possível e impossível para que a educação básica se torne melhor. Os governantes por sua vez devem investir mais nela, proporcionar escolas de qualidades, matérias adequados, profissionais capacitados, já a gestão deve trabalhar unida com seus funcionários tanto os professores quanto os funcionários de apoio, manter um ambiente saudável e agradável para todos, cabe aos professores elaborar boas aulas, para que os alunos tenham apreço e vontade de aprender, uma boa aula só há de proporcionar benefícios tanto ao aluno quanto ao professor, a família precisa ser mais presente no ambiente escolar e criar uma parceria com ela, conversar com seus filhos sobre a importância da escola, como ela os beneficiara eles no futuro, a importância de se ter uma educação, os estudantes devem se conscientizarem e verem que a escola não é uma perca de tempo como muitos acham, que ela está ali para somar com eles, proporcionar a eles uma educação básica.

Com o avanço da tecnologia muitos jovens vêm se perdendo nesse meio, e deixando a escola de lado, cabe aos governantes unir o útil ao agradável e usar a tecnologia ao seu favor e implementá-la nas escolas do país como uma forma de estudar e aprender, mas disponibilizando materiais de qualidade que possam favorecer os ensinamentos e a educação de seus alunos.

As escolas devem buscar alternativas efetivas para aumentar a adesão e o interesse dos alunos, desenvolver estratégias para torná-la mais atraentes para os alunos e manter uma colaboração permanente com os professores para ministrar suas aulas de maneira que identifiquem as dificuldades de seus alunos e consigam mantê-los interessados ​​em aprender.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2022 indica que o número de matrículas no Brasil aumentou após o fim da emergência em saúde pública por conta da covid-19. No ano passado, foram registrados 47,4 milhões de estudantes em 178,3 mil escolas de educação básica – 714 mil alunos a mais que em 2021. Se esse número continuar aumentando veremos mais pessoas com a educação básica completa no país e assim diminui o número de analfabetos.

Com a pandemia do CIVID-19, a educação enfrentou grandes desafios, pois ela teve que se remodelar a um novo ensino, o ensino remoto, infelizmente esse ensino foi falho, sendo que ele teve que ser implantado de uma hora para a outra porque era a única alternativa, com isso muitos estudantes desistiram da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com