TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Por:   •  15/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

A educação básica no Brasil atual: Desafios e perspectivas.

Introdução

O documentário “Por Dia Nascer Feliz”, que é um filme que relata sobre a educação brasileira e seus problemas de ensino aprendizagem decorrente de vários fatores como a desigualdade social, violência do país e o descaso das escolas públicas, O documentário foi lançado em 2007 pelo diretor João jardim. A primeira cena mostra a precariedade da educação brasileira há mais de 50 anos e volta para os dias atuais fazendo a ligação com a educação de hoje, e mesmo se passando tantos anos, as condições continuam as mesmas. São apresentadas escolas de três estados diferentes, sendo eles Pernambuco, São paulo e Rio de Janeiro, sendo elas escolas públicas e privadas, mostrando o desinteresse de algumas partes o cansaço e outras, mostra realidades diversas de alunos e professores.

A escola Estadual Celso Souza Neto, localizada na cidade de Manari Pernambuco, uma das cidades mais pobres do Brasil, é uma escola pública em péssimo estado em sua estrutura, esgoto exposto, banheiros sem condições de uso. Apesar das más condições em sua estrutura, os alunos são comportados e mostram interesse pelo aprendizado, uma aluna chamada Clésia faz um relato sobre estudar na escola, e a defende, diz que gosta de estudar e que por mais que as condições sejam ruins, ‘se tirarem a escola aonde ela vai estudar?

Outra aluna que também relata é a Valéria, ela faz poesias e seus professores não acreditam que é ela quem as faz, uma frase que ela disse que me chocou foi“aqui muitas vezes não temos nem o direito de sonhar” pois além das condições desumanas, os professores não acreditam que possa sair algo bom. Por não ter ensino médio na escola da cidade eles se deslocam para a escola Estadual Dias Lima na cidade de Inajá, para esse deslocamento é disponibilizado um ônibus em situação precária, bancos quebrados, superlotação e sem contar que aparece problemas no motor muitas vezes na semana, interferindo assim na ida a escola. Temos as histórias de professores que sempre mandam substitutos, um exemplo dado é da professora de sociologia que não ia dar aula e que no final do ano passou todos os alunos até mesmo os desistentes.

Assim como os alunos os professores perdem o interesse pois segundo eles não vale tanto esforço se os alunos não querem nada.

Agora em outro estado, no Rio de Janeiro cidade Duque de Caxias, no colégio Guadalajara, localizado em um bairro periférico que fica poucos metros de uma boca de fumo da cidade, aqui a realidade é bem diferente pois a escola tem uma estrutura melhor comparada com a escola de pernambuco, porém os alunos nessa escola são completamente desinteressados, o aluno destaque nessa escola foi o Douglas de 16 anos, mas não foi destaque por ser um aluno exemplar pelo contrário, era um aluno desinteressado, com mal comportamento, e a diretora diz que ele é imperativo. No conselho de classe o foco foi Douglas, se ele seria aprovado ou não, alguns professores concordavam com a aprovação, outros discordavam, mesmo ele já tendo melhorado bastante em relação ao ano anterior, e assim ele acabou sendo aprovado pelo conselho, mas será que aprovando ele resolveu algum problema? Na minha opinião não!

Douglas relata que já usou drogas e segurou armas no baile e que acha “maneiro”. Uma coordenadora exclama “parece que ele dormiu e acordou desse jeito, mas não foi bem assim, tudo é influência do bairro, da bandidagem” Apesar de tudo Douglas participa de projetos culturais, e relata e gosta, e que não saberia aonde passaria as horas vagas se não fosse o projeto, o núcleo Cultural fez diferença, Douglas acabou entrando para o exército brasileiro, e tem sonho de seguir carreira.

A escola de Itaquaquecetuba em São Paulo, trazia uma realidade totalmente diferente, um espaço de comunicação entre o aluno e o professor e comunidade de forma produtiva e dinâmica, é aparecente uma melhora na aparência dos alunos e na estrutura da escola, porém ainda existia pobreza na comunidade que limitava o desenvolvimento pessoal da criança, em um relato uma aluna dizia que era difícil organizar um cinema ou um teatro na escola, já que nenhum aluno tinha dinheiro para contribuir com a ação. Em relação ao desenvolvimento dos alunos e a disciplina dos professores os problemas continuavam sendo parecidos com a escola de pernambuco, alguns professores faltavam muito e com isso os alunos eram liberados mais cedo pois não havia professores para dar aula, uma professora chega a desabafar que não acredita mais na educação, uma professora ainda relata que falta sim, mas por cansaço, porque assumir os alunos de verdade requer muito empenho, e que o professor ainda é visto como inimigo, e ele é visto e tratado assim pelos alunos, e que conforme o tempo passa o professor começa a ver o aluno da mesma forma, como um inimigo. Mas aqui também vemos que a importância do professor na vida do aluno vai além da escola, em depoimento uma aluna diz que graças a ajuda d professora ela pode vencer a depressão e passou a escrever textos e poesias sobre seus sentimentos. A importância do professor e do espaço escolar, ultrapassa os limites da estrutura curricular.

A escola Alto Pinheiro, também em São Paulo, é uma escola particular, e mesmo não apresentando nenhum problema em sua infraestrutura, os problemas aqui são mais ligados a área psicológica dos alunos. A escola não propõe uma dinâmica com a comunidade, mas tem o foco em absorção de informação e a busca de sucesso nos vestibulares. Podemos notar a diferença entre as preocupações entre os alunos de classe alta, e os alunos de classe baixa, os alunos de escolas públicas se preocupam com o alimento, com transporte, com trabalho, já os alunos de classe alta do ensino particular se preocupam com as notas, qual faculdade cursar entre outros.

Outra escola relatada também localizada em São Paulo só que nesse caso na periferia, tendo como principal problema a violência causada por tráfico de drogas. A diretora ainda diz sobre violência dentro de casa, mães espancadas, pais que são envolvidos na vida do crime, meninas que engravidam cedo e param os estudos, e garotos que vão para a escola sem perspectiva, e acabam se envolvendo a vida de crimes, e se tornando pessoas que matam por qualquer motivo.

Fica muito evidente através desse filme que o Brasil precisa investir na educação, gerou reflexão, abordando o sistema educacional brasileiro, questões ao direito da educação e o dever de educar, cujo as politicas educacionais ainda não demonstram avanço na qualidade da educação no país.

O artigo 3°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com