TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática- A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Claretiano- Centro Universitário

Disciplina: Políticas Da Educação Básica

Profª. Wagner Montanhini

PROJETO DE PRÁTICA

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

Aluna: Thatiane Farias Santos

                                                                             RA: 8113686

a) Descrição do Projeto:

Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma ação investigativa, que busca compreender as problemáticas que envolvem a educação básica no Brasil atual, por intermédio da análise do documentário dirigido por João Jardim Pro dia nascer feliz (2007), da coleta e análise de dados estatísticos e da elaboração de um texto dissertativo ao final sobre “A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”. Vimos que, ao longo da história do Brasil, o Estado se mostrou negligente em relação à garantia do direito à educação. Desde o período monárquico até recentemente, somamos iniciativas no campo da educação por parte do poder público, que contribuíram para a consolidação do caráter elitista da educação brasileira e a marginalização de contingentes significativos da população. Encontramos um retrato desse descaso nas estatísticas e dados levantados pelos próprios órgãos oficiais como o INEP em relação aos índices de analfabetismo e as taxas de evasão escolar. Nos últimos anos, podemos identificar vários movimentos em favor da universalização da educação e em defesa da escola pública e a implementação de políticas educacionais que conseguiram avanços quantitativos em direção à democratização do ensino, porém essa democratização do acesso não foi acompanhada da devida qualidade de ensino. Atualmente, os estudos apontam o baixo rendimento escolar dos estudantes e outros graves problemas que afetam a educação brasileira como a violência, a falta de motivação de alunos e professores, dentre outros, que comprometem a aprendizagem e demonstram que a educação democrática de qualidade está longe de ser efetivada. Dessa forma, esse projeto se justifica cientificamente pela tentativa de aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação básica na atualidade, propiciando a reflexão e o debate e o desenvolvimento de postura docente crítico e investigativa nos planos históricos e pedagógicos.

b) Objetivos:

•Aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação na atualidade.

•Utilizar metodologias de pesquisa que propiciem o desenvolvimento de uma postura docente investigativa.

•Proporcionar a reflexão sobre as problemáticas que envolvem a educação e a atuação docente na atualidade.

•Utilizar os conhecimentos sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

c) Metodologia:

Neste tópico, está descrito cada etapa para o desenvolvimento do seu projeto ou atividade-prática.

1. 1a etapa Assistir ao documentário Pro dia nascer feliz (2007). Direção: João Jardim, ano: 2007. Para isso, acesse o documentário diretamente no Youtube. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=iDN1r30mGpE . Acesso em: 03 jul. 2017.

2. 2a .Após ver o documentário, apresentar um resumo dos diferentes momentos mostrados pelo diretor, quanto aos locais e escolas vistas.

3. 3a etapa Coleta de dados estatísticos como número de matrículas na rede pública municipal e estadual e rede privada de ensino; dados sobre evasão e repetência, índice de desenvolvimento como o IDEB, dentre outros. Os dados podem ser coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos>. Acesso em: 07 jul. 2017.

4. 4a etapa Desenvolver uma análise dissertativa dos dados coletados.

5. 5a etapa Elabore um texto crítico e dissertativo final, fazendo um paralelo envolvendo o documentário Pro dia nascer feliz (2007) e os dados coletados.

1ª etapa

Assistir ao documentário Pro dia nascer feliz (2007).

Direção: João Jardim, ano: 2007. Para isso acesse o documentário diretamente no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I&t=45s. Acesso em: 05 dez. 2019. Ou, acesse pelo nome.

2ª etapa

1.Após ver o documentário, apresentar um  resumo dos diferentes momentos mostrados pelo diretor, quanto aos locais e escolas vistas.

        Em 1962, 14 milhões de brasileiros em idade escolar, apenas a metade chega a frequentar as aulas e aprendem a ler. 97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos, muitos abandonam a escola e 41% não concluem a 8º série. Metade dos estudantes do ensino fundamental não conseguem ler e nem escrever corretamente.

        Em Duque de caxias a 15 km da cidade do Rio de janeiro, no Colégio Estadual Guadalajara,

um colégio de bairro periférico que fica a poucos metros de uma das bocas de fumo (pois são várias), realidade já muda de quadro, pois os alunos também moram perto da “boca” isso implica que parte dos estudantes fuma. A estrutura da escola é um pouco melhor do que a anterior. Mas já os alunos não dão a mínima para as aulas, isso é mais agravante do à escola do sertão de Pernambuco.        

        O ano de 2007, na cidade de Manari, que é uma das cidades mais  pobres  do Brasil, mas precisamente na Escola Estatal Cel. Sousa Neto, Escola pública, em mau estado em sua estrutura, céu aberto, paredes riscadas, teto em má condições, banheiros sem condições para uso humano. Com a

narração de um homem que traz poucos laços de dinheiro vindo para a escola. A sala de aula não tem boas condições de trabalho, mas os alunos se comportam sobre as palavras do professor.

3ª etapa

Apresentar, coleta de dados estatísticos como número de matrículas na rede pública municipal e estadual de ensino de sua cidade e Estado; dados sobre evasão e repetência, índice de desenvolvimento como o IDEB, dentre outros. Os dados podem ser coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/painel-educacional>. Acesso em: 19 nov. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com