TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Por:   •  1/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Centro universitário Clarentiano

Geografia Regional

RA 8079317

Nome: Erilene Sousa

Geografia Regional

“A globalização implica uma nova reformulação das relações entre o Estado e o mercado. O Estado abandona uma série de funções que tinha assumido desde a década de 1930 e se reorganiza para lidar com a economia globalizada. As empresas públicas são privadas. As taxas alfandegarias são reduzidas ou, em certos casos, abolidas. As políticas econômicas são coordenadas em escalas internacional. Em consequência, a nação de soberania é submetida a mais uma revisão.

Essa revisão não se confunde com   a sua supressão ou com o desfalecimento do Estado-Nação, que representa a única instância capaz de conduzir o próprio processo de globalização .ao contrario sob diversos aspectos, o Estado reforça a sua capacidade de operar como intermediário entre as forças externa e a sociedade nacional. Alguns geógrafos compreendem perfeitamente o sentido desse nexo, capacita-se para afirmar com o faz Luiz Navarro de Britto, que “o Estado Constitui a sociedade global dos nossos dias “(Mangnoli,1997)

A formação dos blocos econômicos e os processos de integração regional fomentaram muitas ideias que o Estado-Nação estaria em vias de desaparecer. Esse processo foi mais intenso na Europa com a construção da União Europeia.

Todavia nos últimos anos, o ressurgimento de movimento nacionalista em diferentes países e a decisão do Reino Unido em sair do bloco (BREXIT) colocou em questão essa forma de interação regional.

Nesse sentindo, nessa atividade você deverá realizar uma pesquisa e a organização de um relatório sobre a União Europeia, com base no seguinte roteiro:

!) União Europeia: História

(descrever brevemente o processo histórico de formação EU, destacando os principais acontecimentos)

R) E o maior bloco econômico mundial, composto atualmente por 27 países, com 23 línguas oficiais cerca de 150 línguas regionais, sete instituições financeiras politicas de controle e legislação.

2)Formação Atual.

(apresente dados e informações sobre os itens a seguir

  1. Número de países:

[pic 1]

  1. Características econômicas:

- Cria um mercado comum;

- Reduzir custos;

-Fomentar a economia,

-Estabelecer fortalecimento econômico;

-Criou uma moeda única (Euro).

  1. População:

 - Estimada de 500 milhões de pessoas corresponde a 7% da população mundial.

  1. Comercio interno e externo:

- A criação do mercado comum europeu a livre movimentação de pessoas entre os países membros passo a ser permitida estabelecer o fortalecimento econômico desses países por meio da criação de uma moeda única o Euro, com redução de impostos na zona de livre comercio.

3) disserte sobre a questão: Movimentos Nacionalistas e migrações o que muda na política de integração regional europeia?

R:  os processos de integração regional difundiram -se amplamente a  partir da segunda metade do século XX ,visando essencialmente, a eliminação de barreiras ao comercio entre países .A integração europeia teve  por objetivo principal a reconstrução do continente além de assegurar a paz entre os países .Dessa forma ,para compreender ao processo de integração regional, e em especial do tange de formação Europeia, além dos principais desafios enfrentados e resultados alcançados pelo bloco ,caracterizado ,pela recente crise da zona do Euro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (104.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com