TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Embalagem Pet

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É O PET

O Polietileno Tereftalato é preparado do etileno glicol (E.G) e acido tereftálico (P.T.A). Os dois compostos são derivados do petróleo e quando combinados formam o PET. Classificado quimicamente como um polímero poliéster, é conhecido pelo seguinte símbolo:

                                                                                            [pic 1] 

Desenvolvido em 1940 por Whinfield & Dickinson (Inglaterra), o PET é um termoplástico, ou seja, um plástico moldado sob influência de temperatura e pressão com forma final reversível.  

Inicialmente utilizado como fibra têxtil, tornou-se mundialmente conhecido após a II guerra mundial com os nomes comerciais de tergal, terilene, etc. Nos anos 50, seu uso expandiu-se para as industrias de embalagens, elétrica de motores, chapas radiográficas, e mais recentemente fotografias, fitas magnéticas e de vídeo.

O PET é um polímero linear, ou seja, uma molécula ampla. Mas, entretanto ele pode se apresentar no estado amorfo (transparente como vidro), ou no estado cristalino ( aspecto leitoso).

Amorfo significa arranjado aleatoriamente. A molécula retorcida parece uma bola de espaguete, elas são todas entrelaçadas sem aparentar arranjo ou organização. O PET no estado amorfo se apresenta viscoso, por isso, que é nesse estado que se sopra as preformas mais facilmente por ter mais estiramento.

O estado cristalino por outro lado, indica que a molécula está em estado altamente organizado, ou longas cadeias com cristais entre as linhas cruzadas não em todas, mas na maior parte. As longas cadeias correm quase que paralelamente umas as outras, os pellets quando vem estão no estado cristalino, as moléculas estão alinhadas entre si, o PET é altamente polar por isso ele vem em pellets no estado cristalino além do que ele é obtido por policondensação o que causa uma forte higroscopia no material. No estado amorfo ele absorve muito mais umidade, por isso, temos que tomar muito cuidado ao misturar material recuperado amorfo para alimentar a máquinas injetoras.

A área cristalina de uma preforma ou garrafa é uma área quebradiça e distendê-la é difícil. Além do que a área cristalina tem densidade diferente da amorfa e da orientada e pontos de fusão diferentes. O PET é um polímero linear que muda do estado sólido (pellets cristalinos) para a suave consistência puxa-puxa (preforma aquecida).

Quanto maior for à rapidez do congelamento das cadeias das preformas mais amorfas elas tendem a ficar. É até esquisito requerer que as propriedades do polímero sejam as de um polímero amorfo porque nos demais luta-se para o polímero ser o mais cristalino possível.

Para nós isto é um empecilho. Como essas cadeias cruzadas são formadas, as mobilidades dessas cadeias decresce causando solidificação.

Quanto mais velhas as preformas mais cristalizadas elas tendem a ficar, por isso não podem ficar esperando muito tempo para serem sopradas.

                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com