TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Segurança do Trabalho

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE 4

ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: ETAPA 1 e 2

ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO

CAMPINAS

2015

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: ETAPA 2

ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Ergonomia e Segurança no Trabalho, no Curso de Engenharia Civil na Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 4, sob orientação do Prof. Leandro Aparecido de Oliveira Preto.

CAMPINAS

2015

RESUMO

O conteúdo do trabalho foi desenvolvido de acordo com as aulas em sala, e seguindo todas as regras que a atividade prática supervisionada exige.

SUMÁRIO

RESUMO..................................................................................................3

Etapa 1.....................................................................................................8

Etapa 2...................................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................12

Etapa 1 - Passo 2:

1) Quais os principais objetivos da Ergonomia?

A Ergonomia tem como objetivo analisar a atividade humana, e aplicar técnicas de adaptação ao seu trabalho, visando formas eficientes e seguras no meio organizacional, proporcionando bem-estar, e resultar em aumentando a produtividade de seus colaboradores. Nesta profissão aplica a teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem estar humano.

A ergonomia também se preocupa com as condições de trabalho, tais como, iluminação, temperaturas, e ruídos, que são conhecidos como causadores de danos a saúde física e mental.

Para maior eficiência no entendimento da ergonomia, foi criada a Norma Regulamentadora NR17 que visa estabelecer condições de trabalho às características psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

O objetivo principal da ergonomia é estabelecer regras para que os colaboradores da empresa não estejam trabalhando de modo inadequado, que possivelmente irá causar danos à saúde.

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

A II guerra mundial, foi um grande laboratório para o desenvolvimento da Ergonomia, quando ocorreram falhas nas formas tradicionais de resolução de conflito entre o homem e a máquina. Os componentes humanos do sistema homens –máquinas começaram a ser coletados antes do aparecimento da ergonomia, e após II guerra mundial o nome foi oficializado, e a ergonomia nasceu com objetivos claros, sendo foco no bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas.

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Antes da guerra mundial, no início dos estudos, o trabalhador tinha que de adaptar aos requisitos da máquina que iria operar. Com o decorrer dos anos, perceberam que ocorriam muitas falhas humanos e que o bem estar do trabalhador não era o principal.

Com a evolução da ergonomia, os estudos passaram a ser sobre os homens, e não sobre as máquinas, procurando uma modificação nas máquinas levando em consideração os limites humano.

Após a adaptação da máquina ao trabalhador, nasceu um novo conceito ergonômico, onde a importância passou a ser o bem estar, qualidade no trabalho, e segurança.

4) No que consiste a abordagem macroergonômica?

Os principais conceitos da macroergonômica, sua evolução métodos foram descritos e discutidos. As contribuições possíveis da macroergonômica as organizações e as pessoas são imensas, mas algumas barreiras ainda estão por serem ultrapassadas. A dificuldade de aplicação, o conhecimento requerido e o excessivo tempo consumidos são os problemas mais comuns a os métodos macroergonômico.

Por outro lado, a ergonomia participativa oferece uma perspectiva macroergonômica com técnicas simples e úteis que favorecem efetividade organizacional, a produtividade e qualidade de vida no trabalho. A ergonomia participativa permite ainda as organizações enxergarem a ergonomia como um processo ao invés de um simples resultado, além disso. está metodologia e extremamente e apropriada para a divulgação da ergonomia e sua aplicação por toda organização e especialmente em países onde a uma escassez de profissionais ergonomistas, como e o caso do Brasil.

5) Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da ergonomia.

Ergonomia Física: Que lida com as respostas do corpo humano a Carga física e psicológica. tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura Estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas.

Ergonômica cognitiva: Também conhecida engenharia psicológica mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com