TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estética e imagem pessoal

Por:   •  9/5/2015  •  Seminário  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

estetica e imagem pessoal

biossegurança

controle de onfecções

Rolim de moura[pic 3]

Rolim de moura

2013

biossegurança

controle de infecções

Trabalho apresentado ao Curso de estética e imagem pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Biossegurança.

Profs. Heloisa Maria Elaine Licha Coutinho

             Luciana da Silva Barbosa Fukui

             Marcia Bastos de Almeida

             Marcos Antonio de Amaral

             Natalia Soares Ribeiro

              Poliana Galindo de Almeida Milreu

             

Rolim de Moura

2013

sumario

1-introduçao....................................................................................................04

2-desenvolvimento................................................................................05,06,07

3-conclusao.....................................................................................................08

4-bibliografia....................................................................................................09

5-anexo.............................................................................................................10

1-Introdução

O tema da Biossegurança surgiu no século XX, e tem como finalidade diminuir e prevenir os riscos em diferentes áreas; inclusive em estética. Todos profissionais devem estar preparado para prevenção aos riscos no cargo ocupado, também teremos que aplicarmos a Biossegurança com relação a nós e os demais indivíduos envolvidos neste processo. A responsabilidade e a prudência poderão prever futuros riscos relacionadas à saúde; durante  nossas atividades deveremos aplicar as medidas correta quanto a nós e nossos clientes. O trabalho interdisciplinar mostra a visita feita em um centro de estética na região de Alto Alegre dos Perecis- RO, mostrando assim a importância e o resultado do que conhecemos e vimos nos conteúdos ministrados nas disciplinas de Estética e Imagem Pessoal, Biossegurança em Centro de Estética estão inseridos na realidade prática o uso de EPIs, o que são os equipamentos de proteção individual, e como deve ser o uso correto dos mesmos pelo profissional de estética na realização do seu trabalho como forma de proteção de doenças contagiosas.

Em segundo plano, Lavagem das mãos, que é a forma mais simples para prevenir a propagação de microorganismos, as transmissões de doenças,  abordaremos também a forma de separação de lixos, O número de estabelecimentos que lidam com resíduos da saúde é muito grande um deles os centros de estéticas, como separá-los e a forma de organização e descarte desses resíduos.

2- Desenvolvimento

A Biossegurança visa ações voltadas para a proteção da vida, e uma delas é o uso dos equipamentos de proteção individual, que são: luvas, óculos de proteção, máscara, avental e gorro. Esses equipamentos são usados como verdadeiras "barreiras" contra microorganismo, o uso de EPIs é uma medida de proteção, tanto para o profissional quanto para o cliente, sempre que houver contato com sangue, secreções, devendo ser trocadas a cada cliente.
O uso de luvas descartáveis deve ser indispensável, durante os procedimentos estéticos, em função do possível contato com sangue, secreções, exsudatos e lesões presentes na pele. as luvas utilizadas são de látex, as mãos devem ser lavadas de forma criteriosa, antes da colocação das luvas, pois irá diminuir a quantidade de bactérias presentes nas mesmas, prevenindo possíveis irritações causadas por microorganismos, presentes abaixo das luvas, nunca deve se reutilizar luvas elas deveram ser descartadas logo após o uso, não atender ao telefone, pegar em maçanetas de portas, gavetas, pegar objetos, etc., de luvas durante o atendimento ao cliente, sem usar sobre luvas,  usar luva que sirva nas mãos colocá-las e retira-las com muito cuidado para não se contaminar com algo contagioso. Óculos de proteção têm a função de proteger as mucosas oculares contra partículas, respingos contaminados da boca como tosse, fala espirro durante atividades, após o uso lavar os óculos com água e sabão usando sempre luvas e não pode ser utilizados fora do ambiente de trabalho.  Avental
. Deve ser em tecido de algodão, para proteger o profissional dos respingos da substância manipulada, mangas longas deve também ser longo um tamanho que quando senta cubra seus joelhos com fechamento em velcro e botões, Não possuir abertura lateral nem bolso, para não haver acúmulo de poeira outros resíduos, ser trocado diariamente ou durante o dia quando for contaminado por algum fluido corpóreo, como sempre após qualquer ação dentro do ambiente de trabalho após retirar o avental lavar as mãos.  Mascara assim como as luvas de uso comum sendo descartáveis devem ser colocada após o gorro e antes dos óculos de proteção, falar o mínimo quando estiver usando a deve ser substituído após tosse, espirro etc. não deve ser usado fora do ambiente de trabalho e trocado de 2 a 3 horas.  Os cabelos devem ser cobertos por gorro em todos os procedimentos por que nos cabelos estão presentes microorganismos como staphylococcus aureus e outros, e também para proteger os cabelos de outras formas de contaminações como gotículas, sangue e etc. O gorro, como o a luva, mascara deve ser descartados após o uso em pacientes os equipamentos como o gorro e o óculos é opcional seu uso nos pacientes.

A lavagem das mãos é, sem dúvida, a atividade mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle de infecções, devendo ser praticada por todos, sempre ao iniciar e ao fim de qualquer atividade. A Técnica de lavar as mãos é simples, retirar anéis, pulseiras, relógio,  abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar-se a pia,
colocar nas mãos sabão liquido mais ou menos 3 a 5 ml,  ensaboar as mãos friccionando-as por uns 15 segundos, friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos, os antebraços devem ser lavados cuidadosamente,
enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão. enxugar as mãos com papel toalha, fechar a torneira  com cuidado, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, Nunca use as mãos. Lave sempre as mãos e corretamente. o uso de luvas não quer dizer que não precisa lavar as mãos , deve-se lavar as mãos antes e após qualquer procedimento.
 A segurança biológica deve ser aplicada em ambientes de trabalho, em cuidados pessoais, na manipulação de materiais biológicos, cuidados com equipamentos e superfícies, descarte e destino de materiais perfuro cortante, infectantes, prevenção e manejo da exposição biológica e ocupacional. Essas são precauções essenciais na prática da estética e técnicas associadas. O objetivo do controle da infecção é impedir a penetração de microorganismos locais onde eles não existam previamente, bem como evitar a carga de novos agentes à área já contaminada garantindo a segurança a todos os pacientes e a equipe (Ministério da Saúde). A assepsia é fundamental para o trabalho do profissional Esteticista, tanto nas mãos, quando roupas e materiais ou aparelhos dispostos na sala da clínica. Assim, todos os profissionais de Saúde sabem da importância dos cuidados na manutenção e na diminuição dos riscos em seu ambiente de trabalho. A Biossegurança visa o procedimento do “controle de infecção” nos centros de estéticas. Direcionando- se a este tema da Biossegurança a um futuro profissional. O correto e limpar a maca com álcool “gel., onde o cliente irá deitar, usar uma toalha umedecida também em álcool para limpar mãos e pés do cliente, para que não haja nem um tipo de resíduos; ” retirar todo e qualquer tipo de acessórios da cliente e também da profissional da área; unhas bem aparadas pois a mesma poderá ter efeito cortante ao tocar o corpo do cliente durante as manobras da massagem; as mãos do profissional serão lavadas com álcool ; o produto ao ser manuseado não poderá entrar em contato com o corpo e o recipiente do produto, neste caso faremos uso de uma espátula para retirar o que vai ser usado; caso use lençóis na maca os mesmos deverão ser descartáveis e não esquecer o uso de toucas.Quanto a â pratica da manicure também ha riscos: Vírus e fungos e muito comum, dai mais uma vez entra a prevenção. O mais indicado é a esterilização de todo e qualquer tipo de material usado durante o procedimento, pois a mesma tem efeito total e a desinfecção e parcial; não podendo esquecer o uso de luvas pela profissional da beleza. Em um estabelecimento visitado todo cliente deverá levar o seu kit pessoal de unha; mas nem sempre estes estão em perfeita segurança, são uma das muitas dificuldades que o profissional enfrentar, mas a também profissionais que não são responsáveis, eis a questão: a melhor arma a meu ver e a conscientização dos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com