TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Felicidade

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia da felicidade

A maioria dos homens acredita que para alcançar a felicidade a direção é simples: basta acumular um certo número de bens e satisfações, possuir desejos e saciá-los. Quanto maior o número de desejos, maior é a capacidade de realizá-los. Assim que a sociedade de consumo se comporta: usufrui dessa filosofia da felicidade e se mantém constantemente na criação de novos produtos, afim de despertar novos desejos e hábitos.

Os desejos individuais afirmam cada personalidade, dessa forma a educação infantil deve se empenhar para estimular os desejos das crianças afim de permitir o desabrochar do seu ser.

De acordo com nossa época, o homem nasceu para seu prazer e para experimentar a felicidade. No entanto, outras épocas não pensaram dessa forma, segundo essas concepções o homem deve se portar-se bem, de forma moral, deve glorificar a Deus em todos os momentos afim de alcançar sua salvação. Além disso, deveria honrar e servir ao seu rei, trabalhando e obedecendo ao seu patrão. “O prazer é um mal e é moralmente condenável”, esse foi o pensamento cristão predominante sobretudo durante séculos, até os anos cinquenta.

Durante todos esses anos, mesmo com esse pensamento, houve rebeldes em quantidade variável. Porém, só por volta do século XVlll, o Renascimento começou a enxergar outros pontos relevantes para a existência humana, ganhando um número considerável de seguidores, que redundou na submissão do cidadão as regras republicanas e depois na exploração na esfera capitalista.

O capitalismo em seu primeiro século tinha como objetivo ganhar o máximo de dinheiro produzindo cada vez mais, pelo menor custo, limitando o consumo da maioria da população, além de limitar o seu próprio desenvolvimento. O ideal seria distribuir melhor as riquezas no intuito de revertes esse cenário, na tentativa de tornar a maioria das pessoas em possíveis consumidores. No entanto, surgia uma outra contradição, os marxistas pregavam o trabalho e a produção, mas condenavam o consumo.

No marco de maio de 68, os protestavam contra essa sociedade disciplinar sufocante em nome da liberdade e do direito do prazer. É espantoso que tamanha revolução não seja mais notada, mas é possível pressentir que essa mudança de mentalidade tenha deixado fraturas em nossa sociedade, mesmo que não seja tão mais perceptível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com