TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  30/5/2018  •  Bibliografia  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 2

DATA: ___/____/____

PROFª Renata

DISCIPLINA: Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O FILME MATRIX

1. A ideia de que a realidade é radicalmente diferente do que pensamos tem uma longa tradição no pensamento humano. Na República, Platão ilustra-a com a chamada "Alegoria da Caverna" ( ou mito da caverna ): os seres humanos são como escravos que vivem numa caverna, tomando vagas sombras projetadas nas suas paredes como se fossem realidades últimas - mas de fato são apenas sombras do que é verdadeiramente real, sombras provocadas pela intensidade do fogo e do Sol, do qual os escravos, por nunca terem saído da caverna, não têm conhecimento. A verdadeira realidade, a "realidade última," difere radicalmente do que superficialmente parece ser.

Trecho do filme Matrix:

Neo: O que é Matrix?

Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? A Matrix está em toda parte [...] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.

Neo: Que verdade?

Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu cerceado num cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão / ilusão para a sua mente.

Após realizar a leitura dos textos e dos conhecimentos obtidos ao longo da unidade, estabeleça relações entre o filme Matrix e o Mito da Caverna de Platão. Explique sua resposta.

2. Relembre da cena em que Neo e Morfeu andam contra o fluxo de pessoas e passam por uma mulher de vermelho: O que simboliza o caminhar de Neo contra o fluxo de pessoas?

3. Sobre a traição de Cypher no filme, responda:

A personagem diz que a “ignorância é benção” e posteriormente que estava “cansado de guerra, cansado de lutar, cansado deste barco”. Reflita sobre isso, releia a questão anterior e responda: PORQUE “REMAR CONTRA A MARÉ”, OU SEJA, MANTER-SE NO MUNDO REAL, É TÃO DIFÍCIL? Você percebe alguma relação entre esse posicionamento da personagem e o comportamento das pessoas no nosso convívio social?

4. Descreva alguma cena do filme que mais chamou a sua atenção. Justifique sua escolha.

5. A partir das frases abaixo, retiradas do filme, faça uma análise sobre a reflexão que elas propõem e a relação de cada uma delas com a nossa vida cotidiana:

“Tomando a pílula azul a historia acaba aqui e você acorda no seu quarto e acredita no que preferir acreditar, tomando a pílula vermelha fica no país das maravilhas e eu mostro a profundidade da toca do coelho!” (Morpheus)

- Por que doem os meus olhos (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com