TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  3/12/2022  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Turma: 01Y - 2022/1

Discente: Daniele Palhares de Almeida

GESTÃO DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A Transformação Radical da FIAT

O novo presidente Marchionne, entendeu que primeiramente seria importante considerar que o capital humano é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Em uma cultura onde somente uma pessoa tomava todas as decisões importantes, ele tentou fazer de outra forma: fazer com opiniões fossem levadas em consideração. Abandonaram o modelo de liderança que caracterizava a FIAT como “O Grande Homem” e criaram uma cultura na qual todos devem liderar. Estabeleceu metas ousadas e ajudou os gerentes a descobrir como atingi-las. Segue alguns passos importantes para a mudanças e as estratégias adotadas:

  • Identificar e envolver novos líderes: Identificava e promovia pessoas que o deixava impressionados durante as reuniões, ou seja, promovia pessoas com talentos que descobria. Depois dessa identificação, conhecia a fundo as pessoas e acompanhava a entrega dos resultados, tinha uma ligação muito forte com esses líderes, o resultado era focado em uma cultura interna forte alinhada em torno de valores comuns sólidos.
  • Definir metas, mas dividir decisões: As metas eram claras e ambiciosas. As decisões eram feitas em conjunto, ele ajudava a conquistar as metas estabelecidas. O envolvimento de Marchionne aumentava a chance de saírem das reuniões com as decisões certas.
  • Fugir do Comum: Focaram também num trabalho de Branding mais inteligente, promoveram um gerente de marketing que entendia do assunto e contrataram pessoas de outros setores. Deixaram de ser individualistas e aprenderam a compartilhar as ideias, além disso, incentivou os colaboradores a aprenderem a exercer mais de um papel, e essas trocas de informações causou a eficiência operacional e a flexibilidade das divisões internas.
  • Respeitar os funcionários: Tinha como pensamento que as pessoas são peças fundamentais neste quebra-cabeça. Acreditava que boa parte do sucesso venha do fato de terem a força de trabalho empenhados. Prezou por dar um ambiente mais confortável para seus colaboradores. Priorizou os funcionários, honrando os compromissos firmados e indo um pouco além de contratos trabalhistas. Pensou desenvolvimento profissional e qualidade de vida dos seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com