TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS SUCROALCOOLEIRAS E DE BIODIESEL

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR



GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS SUCROALCOOLEIRAS E DE BIODIESEL

Alinne Alves Pessoa Cerutti

                                 

                                         

                                                  Trabalho da disciplina: Governança

                                                        Coorporativa e Excelência Empresarial.

                                   Tutor: Prof.(a) Ricardo Barbosa da Silveira                                                                

 

                                                               

VITÓRIA-ES

2018

[pic 2]

Estudo de Caso de Harvard:

Texto do Fichamento:

 Governança Corporativa em Empresas Sucroalcooleiras e de Biodiesel

Constantemente o agronegócio brasileiro tem passado por várias transformações. Muitas exigências do mercado com certificações, qualidade e melhorias nos processos produtivos. A Estatal responsável por financiar e promover o fomento não tem atendido à necessidade do setor, o mercado interno de crédito também não facilitava, devido às altas taxas nos juros. A melhor maneira tem sido o mercado de capitais, uma alternativa viável e menos cara para empresas do agronegócio.

As empresas de biocombustível tende a ingressar no mercado de capitais brasileiro para atender a demanda crescente de açúcar, álcool e biodiesel, essa transição tem sido pouco complexa, já que o setor sucroalcooleiro é tradicionalmente concentrado nas mãos do patriarca da família que gerencia o negócio, enquanto o mercado de biocombustível é relativamente novo e cercado de incertezas institucionais.

A nova governança corporativa vem sendo adotada como nova forma governamental para essas empresas familiares, para descentralizar o poder do representante familiar e dar maior credibilidade às empresas reduzindo o problema do agente principal entre investidores e dirigentes.

O maior comprometimento das empresas com Governança Corporativa é a entrada destas empresas no mercado de capitais e a adequação destas em três níveis de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA): nível 1 e 2 e Novo Mercado.

O Novo mercado tem sido a preferencial pelas empresas recém ingressas no mercado de capitais.

Em 2000, a Bovespa incorporando esses três níveis de governança corporativa conhecidos como níveis 1 e 2 e Novo Mercado. Segundo FERREIRA; SILVA; SILVA (2006), a vantagem da governança corporativa é a percepção da informação. Enquanto a anos atrás, a retenção de informação costumava ser vista como uma maneira de obter e manter poder, atualmente, o mercado exige mais informação e transparência, assim os controladores das empresas são progressivamente obrigados a oferecer mais e melhores nas informações a terceiros quando usufruir dos seus recursos.

Para a melhoria da governança corporativa, surgiu o (IBGC) Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; a reforma da lei das Sociedades Anônimas e o Novo Mercado criado pela Bovespa.

Segundo a Bovespa a governança corporativa vai além das seguidas nas organizações do nível 2, pois se estendem, para todos os acionistas e trazem como inovação principal, a proibição de emissão de ações preferenciais.

De acordo com a Bovespa, a companhia aberta participante do novo mercado tem por obrigações: extensão para todos os acionistas das melhores condições obtidas pelos controladores chamada de tag along; realização de ofertas pública de aquisição de todas as ações em circulação; um conselho de administração com no mínimo 5 membros e mandato unificado de até 2 anos; melhoria nas informações prestadas, adicionando às informações trimestrais, entre muitas outras obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com