TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo em uma empresa sucroalcooleira

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 12

ASSOCIAÇÃO VITORIENSE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA[pic 1]

FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS - FACOL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO

JOSÉ DEYVSON

JOSÉ WILLIAM

MARCELO HENRIQUE

CONTABILIDADE E ANÁLISES DE CUSTOS:

 A IMPLANTAÇÃO DE UMA ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

2016.1

JOSÉ DEYVSON[pic 2]

JOSÉ WILLIAM

MARCELO HENRIQUE

CONTABILIDADE E ANÁLISES DE CUSTOS:

 A IMPLANTAÇÃO DE UMA ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA

Pré-projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL como requisito necessário à obtenção da pontuação na disciplina de metodologia científica, aplicada no curso de bacharelado em Ciências Contábeis.

ORIENTADOR (A):

                              Prof. Ms© Cleitiano da Silva Pereira

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

2016.1

[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

1        TEMA        3

1.1        Justificativa        3

1.2        Problema        4

1.3        Hipóteses        4

1.4        Objetivos        4

1.4.1        Objetivo Geral        4

1.4.2        Objetivos Específicos        4

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3        METODOLOGIA        9

REFERÊNCIAS        10

1 TEMA

Um estudo da contabilidade em análise da estrutura de custos do setor sucroalcooleiro.

1.1 JUSTIFICATIVA

Há pouco tempo atrás, a preocupação com uma política de gerenciamento de custos no processo de gestão empresarial não era tão sentida. Só que no atual cenário econômico nacional, os administradores e empresários começam a requisitar com uma certa necessidade, uma análise de custos com eficiência e eficácia para  seus produtos, pois estão preocupado com seus lucros e acima de tudo, com a qualidade do produto ou serviço que dispõe a oferecer ao mercado. O Brasil sempre foi um dos maiores no ramo de produção de cana- de – açúcar, açúcar e alccol, e um dos fatores que ajudou ainda mais no crescimento da matéria, é o fato de carros com sofisticadas tecnologias, serem mais flexíveis além do desempenho e custo por litro. A Evolução na pesquisa agropecuária e industrial fizeram com que a competitividade brasileira em açúcar e álcool se elevasse mundialmente.

Esta pesquisa visa mostrar aos donos e administradores de diversas empresas, sendo que enfatizando as empresas sucroalcooleiras a importância da contabilidade de custos para seus respectivos ramos e áreas. O conhecimento dos custos envolvidos na execução e produção de um produto final é mais uma ferramenta que os donos e administradores podem ter para auxiliá-los no processo de gestão e controladoria.

Sabendo que cada dia que passa, temos um  mercado cada vez mais competitivo, e o sucesso de qualquer tipo de empreendimento depende basicamente de sua forma de gerenciamento, da habilidade técnica e administrativa do seu gestor. Com isso, o conhecimento dos custos torna-se indispensável e muito  relevante quando da tomada de decisão. Conhecer os planos de custos é vital para saber se, preço e o produto é satisfatório ou  não, e se é possivel reduzir seus custos.

A contabilidade de custos, auxilia no controle e na tomada de decisão. É com base em seus resultados que o administrador deve tomar as medidas cabíveis.

Com isso, a contabilidade vem gerando informações e proporcionando um melhor gerenciamento de custos para as empresas.

Diante do que foi apresentado, é imprescindível a realização de uma pesquisa que proporcione aos gestores e administradores uma visão de como funciona a implantação de um sistema de planejamento gerencial com ênfase em análises de custos que venha contribuir para uma boa gestão de produção.

1.2 PROBLEMA

Como a Contabilidade e análises de custos podem axiliar a administração de uma empresa sucroalcooleira a produzir com qualidade e satisfação com um baixo custo de produção?

1.3 HIPÓTESES

  • A contabilidade e análises de custos pode ser utilizado pelos administradores e gestores das empresas para conferir seus custos e na tomada de decisão.
  • Existem diversos tipos de ferramentas que possibilitam uma análise e um acompanhamento mais detalhado dos custos e mostra a atualidade da empresa.
  • Com nova sociologia organizacional, as análises de custos podem ser mais simplificada e detalhada, como modo que todos os gestores compreendam o assunto.
  • A administração de uma empresa deve estar totalmente atualizada, pois uma análise de custo desatualizada tende a perder todo planejamento de uma estrutura.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Este estudo tem por objetivo geral propor uma metodologia de analises de custos dentro de uma empresa sucroalcooleira.

1.4.2 Objetivos Específicos

Um desenvolvimento de uma estrutura de analises de custos na empresa em questão tem um papel importante para conhecer melhor o custo, porém, para que os custos sejam apurados com confiança devem ser seguidos os seguintes objetivos específicos:

  • Expor as principais técnicas de análise de custos e demonstrar as situações de determinação
  •   Descrever as etapas do processo produtivo da empresa;
  •   Identificar e classificar os custos de produção;
  • Construir um sistema que permita determinar e/ou simular o cálculo dos custos da produção

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Como o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de analises de custos dentro de uma empresa sucroalcooleira existe a necessidade de exemplificar os diferentes métodos de analises de custos. Por isso que a contabilidade de custos pode ser considerada uma Importante ferramenta de gestão empresarial ao identificar alternativas para lidar com as mais diversas situações que possam surgir. Assim sendo, para que se tenha eficiência e eficácia em uma gestão é essencial que sejam conhecidos os custos ocorridos e suas origens, bem como sua estrutura e impactos no resultado, visto que as empresas estão sujeitas a riscos operacionais, determinados pela estrutura de custos da empresa (dentre outros fatores), e riscos financeiros, determinados pela forma como a empresa financia suas operações. Cabe ressaltar a importância para o setor sucroalcooleiro do conhecimento de sua estrutura de custos fixos e variáveis, bem como a análise dessa estrutura, para que possam ser feitas inferências sobre uma gestão de riscos operacionais eficaz buscando melhores resultados. Surge então a seguinte questão de pesquisa: Qual a representatividade dos custos fixos no conjunto de custos de produção e despesas operacionais das usinas de açúcar e álcool

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com