TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geometria e Desenho Geométrico II

Por:   •  12/3/2019  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de São Paulo[pic 1]

IME-USP

    Licenciatura em Matemática

MAT0240 - Geometria e Desenho Geométrico II

TGI - Resumo Analítico

Alessandra Garcia Leal       nº USP 8944112

“A Contribuição do software GEOGEBRA na aprendizagem dos conceitos geométricos no estudo das pirâmides.”

O artigo traz,  a partir da observação da dificuldade dos alunos na visualização de sólidos, no caso as pirâmides, no plano e assim  compreender suas propriedades, um estudo sobre a contribuição da utilização do software GeoGebra na aprendizagem dos conceitos geométricos no estudo das pirâmides com alunos do Ensino Médio.

Com a preocupação de atender os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCN’s, no que diz respeito ao desenvolvimento das “habilidades de visualização, desenho, argumentação lógica e de aplicação na busca de soluções para problemas podem ser desenvolvidas com um trabalho adequado de Geometria, para que o aluno possa usar as formas e propriedades geométricas na representação e visualização de partes do mundo que o cerca”, viu-se a necessidade de planificar as pirâmides, utilizando-se dos conceitos da geometria plana para apresentar alguns dos seus conceitos como área e volume. Porém, ainda observava-se a dificuldade com outros conceitos, como por exemplo os apótemas.

O processo cognitivo é composto por três fases: visualização, construção e raciocínio. Elas estão interligadas e são de extrema importância para a construção do conhecimento em geometria espacial. E é justamente a visualização a maior dificuldade do aluno. Sem uma das fases não há para o aluno uma aprendizagem significativa que segundo Marco Antonio Moreira, baseado na perspectiva de aprendizagem de Ausubel, “é o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito”, sendo necessário a criação de ferramentas diversas para suprir a carência dos alunos com o objetivo de haver uma aprendizagem significativa.

Neste contexto, a informática serve como uma ferramenta para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, facilitando de forma efetiva a visualização, e, fazendo uso de softwares adequados,  tem-se uma uma grande contribuição para o aprendizado do aluno. O Geogebra é um destes softwares. Desenvolvido para o ensino da Matemática, ele reúne vários recursos, apresentando simultaneamente várias representações de um mesmo objeto .

Assim, utilizando-se desta ferramenta, para auxiliar na compreensão dos conceitos e propriedades das pirâmides, foi feita uma pesquisa com alunos do segundo ano do Ensino Médio.

Após apresentação e familiarização com o programa, os alunos fizeram construções de algumas pirâmides e resolveram os exercícios propostos. O resultados geral desta atividade mostra que 50% dos alunos tiveram aproveitamento total na atividade e nenhum aluno teve aproveitamento inferior a 60%.

Questionados sobre as vantagens da utilização do Geogebra para a atividade, a maioria dos alunos declarou que o software ajudou  a visualizar a pirâmide e pensar mais rápido na solução dos problemas. Declararam também que gostaram muito de uma atividade diferenciada nas aulas de Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com