TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Empreendedora

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

O que é e como funciona a gestão empreendedora?

Segundo Biagio, empreendedor é: “Empreendedor é a pessoa que vê oportunidades onde outras pessoas veem apenas ameaças. ” (2012, p. 4); é importante que fique claro o que significa ser empreendedor. Atualmente para gerenciar uma empresa financeiramente sustentável e de sucesso exige dos administradores um novo conjunto de habilidades.

Com o avanço constante da evolução da tecnologia e o dinamismo de um mercado de trabalho composto por indivíduos habituados ao ambiente digital e em busca de carreiras desafiadoras, o gestor moderno se guiar por princípios que o transforem em um líder empreendedor – ou seja, alguém capaz de assumir os riscos, experimentar e estar a aberto a inovações. Nesse trabalho abordaremos o conceito de gestão empreendedora e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos negócios.

Conceito de gestão empreendedora

O conceito de empreendedorismo é bem amplo, podemos definir o empreendedor como uma pessoa que está apta a suprir as necessidades da empresa, através da oferta de produtos ou serviços. As principais características de um bom empreendedor é ter criatividade, capacidade de desenvolvimento de novos mercados e do interesse contínuo por inovação.

Considera-se que podemos tratar do empreendedorismo em uma das três situações:

  1. Iniciar uma nova empresa partindo de uma ideia inovadora.
  2. Adquirir uma empresa já existente, assumindo todos os riscos de nela implementar ajustes e mudanças, implantando inovações para gerar melhores resultados.
  3. Visualizar oportunidades de melhoria e otimização, desenvolvendo com base nisso, novos valores à empresa de terceiros, seja como empregado ou como consultor.

Para sobreviver no mundo contemporâneo de negócios o empreendedor precisa ter visão, ter habilidade não só para competir com outras empresas, mas também se antecipar às necessidades do cliente. Diante disso, uma gestão empreendedora é aquela que traz inovações e ao mesmo tempo práticas gerenciais revolucionárias que motivam equipes a criar novas ideias e projetos, produtos e até mesmo novos modelos de negócios, reduzindo a probabilidade de incertezas de um mercado.

Como aplicar a gestão empreendedora em seu negócio?

Vamos entrar nesse contexto com essa história, para entendermos melhor:

“O Zé tinha um boteco na esquina da pracinha do bairro, mas coitado dele... nem bêbado para tomar cachaça entrava no boteco. As pessoas do bairro viviam ajudando os filhos do Zé com roupas usadas e oferecendo serviço de faxina para a D. Josefina, esposa dele, pois afinal o casal não rejeitava trabalho. Algumas vezes, o Zé pegava algum quintal para capinar, pois essa era a forma de conseguir algum trocado. Coitado do Zé, não tinha mesmo sorte nos negócios; o boteco ia de mal a pior. Cansado da vida, o Zé vendeu o boneco para o Mané por míseros cinquenta contos e todo mundo comentou: coitado do Mané, também vai dar com os burros n’água. Mas que nada! Em um ano, o danado do Mané começou a servir almoço por quilo, e o boteco, ou melhor, o restaurante do Mané vive cheio de fregueses. O Mané já comprou carro, apartamento na praia e está abrindo outro restaurante no centro da cidade. Esse Mané tem mesmo sorte nos negócios; o homem nasceu pra isso. ”

(BIAGIO, 2012, p. 12)

À primeira vista ao ler essa história, você chega a pensar que empreendedor nato existe, ou que o sucesso nos negócios é sorte. Mas, se observarmos com detalhes, iremos perceber que o Mané é uma pessoa que desenvolveu algumas habilidades do empreendedor e isso contribuiu para que ele tivesse sucesso.

A ideia de gestão empreenderá antigamente seria interessante nas fases iniciais de uma empresa, sabendo que, nestas etapas é impossível não assumir algum grau de risco e de experimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com