TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz Business analytics aplicado à SCM

Disciplina: Gestão da Cadeia de Suprimentos

Módulo:

Aluno: Milene Abreu de Andrade

Turma: 01

Tarefa: Atividade Individual- Venda de SUV

Cite duas atividades logísticas importantes para a boa condução da venda de SUVs entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.

Todas as atividades logísticas contribuiriam de alguma forma, dentre elas as duas imprescindíveis para a venda do automóvel são:

Processamento de pedidos (e fluxo de informação): Atividade inicial e de suma importância, há uma sequência de acontecimentos até que ocorra o processamento. O cliente realiza o pedido através do site ou por meio de atendimento presencial, é o momento onde se faz necessário entender as necessidades do mesmo, evitando possíveis inconsistências da expectativa para a realidade na entrega de seu automóvel, as informações da venda devem estar integradas para que a logística funcione de forma estruturada. Responsável por levar bens e serviços, onde suas atividades fidelizam clientes e obtem novos. A execução dessa atividade deve ser realizada com muita qualidade e em menor tempo possível, contribuindo com o lead time da entrega do veículo ao consumidor final.

Nível de serviço: Atividade incluída em Ballou a partir de 2006. É o grande diferencial na condução da venda entre os automóveis, na atualidade o consumidor deseja conforto, comodidade, logística eficiente, além de qualidade do produto. A busca do veículo na web resultou diferentes propostas, mas a sua atenção foi chamada para a janela que atendia seus desejos, carro em estoque, melhor valor, modelo moderno como o dos concorrentes, as mesmas tecnologias. Abordagem assertiva do setor de marketing foi um dos diferenciais apresentados ao jovem empresário, além da localização estratégica da concessionária combinada com a tecnologia, proporcionando comodidade no agendamento do test-drive, flexibilidade de horários para agendamento em seu horário de almoço, sem filas. Reforça ainda mais a importância de uma boa logística, que corrobore com toda a cadeia de suprimentos visando atender as necessidades e desejos de seus clientes.

Analise como o uso das tecnologias de ponta (big data, data mining, business intelligence etc.) pode incrementar cada uma das atividades logísticas isoladamente.

Big data: São grandes dados produzidos diariamente, que processados com métodos analíticos e estatísticos, é transformado em ferramentas para analises.

Data mining: Semelhante ao Big Data, organiza os dados, seleciona os mais importantes, relaciona e, a partir disso, compara repetições e reconhece padrões de comportamento.

Business intelligence: Inteligência de negócios, busca informações, análisa e acompanha informações para a gestão dos negócios.

Big data e data mining organizam dados e os relacionam, transformando o banco de dados em indicadores para tomada de decisão, a diferença entre eles são; big data é uma análise de períodos maiores e data mining são processos personalizados um período selecionado. Utilizar essas duas tecnologias para aprimorar o processamento de pedidos, estratégicamente relacionar os perfis de clientes, unir informações do público-alvo do produto, para conhecer e atender melhor os clientes.

No nível de serviço também é aplicada essa tecnologia, de maneira que, caso haja algum problema na disponibildade de produto, entrega ou frota, seja apontado pelos indicadores com maior brevidade, contribuindo com a tomada de decisões.

Business intelligence, a inteligência de negócios, solução completa que abrange toda a cadeia de suprimentos, desde a análise da carteira de clientes até a sua distribuição, e satisfação. Com o intuito de reduzir custo, incentiva diretamente o PDCA- Planejar, Desenvolver, Conferir e Atuar, ou seja, a melhoria continua em diversos processos da cadeia, através do banco de dados processado e transformado em estrutura inovadora.

Explique se vale a pena implementar um modelo de negócio com business analytics ou tecnologia similar para produtos de baixo valor agregado.

Toda teconologia que venha para melhorar o modelo de negócio é válida, o reflexo vem desde a Revolução Industrial, que em suas 4 fases mostra que toda evolução tecnologica é importante para humanidade, o aumento de produtividade, redução de custos e avanços em diversas áreas são alguns dos pontos positivos.

O business analytics é a junção de passado, presente e futuro, compara o passado para entender o que trouxe o estado atual, e avalia tendências pensando no futuro. Vem para simplificar a gestão, com dados estatísticos, facilitando na resolução de gargalos desde a produção até o pós-venda, produtos com baixo valor agregado precisam ainda mais de atenção, por muitas vezes além de não possuir um alto valor de mercado, a perda constante na produção, gestão e transporte dificultam o lucro, e valorização do ítem, abaixo o fluxo de como ocorreria a implantação.

Indentificação do problema e seleção de informações encontradas na da base de dados do ERP ou controle manual, onde estão as dificuldades do produto de baixo valor agregado. Na sequência, a análise dados é feita, considerando o futuro, na busca da melhor alternativa para a resolução do problema, a alternativa é apresentada e mudanças são aplicadas. Em sua última fase o retorno do investimento é medido, para entender se surgiram novas necessidades, as soluções foram eficientes, trouxeram retorno financeiro.

Implementação de um negócio com tecnologia tornou-se fundamental mundialmente, a 4ª Revolução Industrial ou como é mais conhecida Indústria 4.0, chegou para expandir a produtividade e econômia de recursos. Em 2019 o Governo Federal lançou Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, um programa com alto investimento, financeiro, educacional e operacional voltado a inserção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com