TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da cadeia de suprimentos

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 4.

Passo 1.

Resumo Link.

A gestão da cadeia de suprimentos envolve todo o processo da empresa desde o inicio que seria a cotação para a compra dos produtos ou matéria prima até o processo final que é a chegada do produto ao consumidor final.

A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, onde agrega valores a um produto físico ou a um serviço, já a cadeia de suprimentos tem a preocupação principal com a produção, distribuição e venda de produtos físicos. Na gestão da cadeia de suprimentos a finalidade é o entrosamento dos componentes, com o objetivo em conquistar a eficiência para satisfação do cliente aumentando assim o market share.

Para que o resultado deste conjunto seja positivo é necessária à complexidade e multiplicidade de relacionamento dentro da cadeia de comercialização para atingir o objetivo. Comprador e fornecedor precisam ter a mesma missão e praticas éticas, ambos reduzindo o tempo para cada processo e estoque mais baixo.

A tecnologia da informação muito conhecida como T.I ,auxilia em informações de dados internos precisos como estoques e  necessidades de compras ,prazo médio para  o fim do estoque são informações necessárias que auxiliam compradores e fornecedores ,ambos podem identificar qual produto ou matéria que mais são necessárias e prazo médio de compra.

Quando o poder de barganha do fornecedor é maior que o do cliente, temos o chamado VMI (Vendas Managed Inventory) isso permite que os fornecedores sejam capazes de melhorar e programar suas operações com um custo mais elevado. Mas no caso de VMI pode ocorrer a consignação se a barganha do cliente for maior que a do fornecedor ou como forma de convencimento.

A relação com o fornecedor é de extrema importância para a competitividade e alcance dos objetivos na empresa. Um bom gerenciamento na relação com fornecedores pode garantir ganhos na qualidade, custos e prazos, garantindo todo o processo de produção. É indispensável à máxima negociação e a continuidade em manter a parceria para garantir a melhoria contínua e os suprimentos necessários. O gerenciamento de suprimentos abrange diversas áreas e setores (projetos, fornecedores, transporte, estocagem, etc). É necessária também a existência de informação eficiente, para que não haja falha de comunicação entre setores, ou informações desencontradas que acabe prejudicando o resultado final de uma forma negativa.

A avaliação dos fornecedores também é um fator importante, para que não ocorra uma alteração no produto final, pois é necessário avaliar a qualidade do material entregue, prazo de entrega, preço, qualidade do transporte e atendimento. Cada item é pontuado e avaliado para garantir o bom andamento do processo e definir se o fornecedor continua ou não apto para o padrão da empresa.

A utilização dos sistemas de avaliação auxilia no processo de seleção dos melhores fornecedores e garante a utilização de materiais seguros e de qualidade.

A cadeia de suprimentos é de importância indispensável para garantir a diminuição dos problemas de comunicação, fornecimento de suprimentos e melhorias nos processos internos administrativos aumentando suas vantagens estratégicas e colaborando na busca dos melhores resultados para a empresa.

Falta um pedaço

Passo 2

A empresa realiza a produção conforme a solicitação do cliente, ou seja, trabalha com a produção sobre encomenda. Desta maneira não corre risco, pois a matéria prima é comprada somente após a confirmação da venda. Alem do menor risco a empresa trabalha com o sistema de cotação de peças distribuindo aos fornecedores as matérias primas que a empresa tem a necessidade e aguardando os fornecedores com suas tabelas de preços, desta maneira a empresa faz a barganha para conseguir um preço de custo mais baixo da mercadoria ou matéria prima e com isso automaticamente melhorando o lucro do produto ou ate mesmo o preço final para o seu cliente, com isso alem dos benefícios que a empresa ganha, também consegue competir ainda melhor, pois seus concorrentes podem trabalhar com a linha continua, onde provavelmente tem mais prejuízos no caso de diminuição da demanda e também a cotação oferece a possibilidade à empresa de conseguir competir com o concorrente algo que não é praticado por toda a empresa, principalmente aquele que acostumam de certa maneira a comprar com mesmo fornecedor e não fazem a barganha para saber se o preço de custo da matéria realmente esta sendo a melhor do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com