TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Cadeia de Suprimentos

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

David Conde De Macedo Correia

RA 18102649

Eliane Silva de Oliveira

RA 18103093

Hemilyn Machado Suzart Ferrari

RA 18102586

Mara Rubia Silva Lima

RA 18102913

Thiago Batista

RA 17202390

Vagner de Souza dos Santos

RA 17202235

        

A CENTRALIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSPORTES

SÃO PAULO

2019

[pic 2]

A CENTRALIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSPORTES

David Conde De Macedo Correia

Eliane Silva de Oliveira

Hemilyn Machado Suzart Ferrari

Mara Rubia Silva Lima

Thiago Batista

Vagner de Souza dos Santos

Projeto Eixo Integrador – Faculdade Flamingo

Apresentado por alunos do curso de Logística com foco na disciplina de Gestão de Operações


Resumo

Este artigo tem como tema principal, a análise da centralização da distribuição e sua relação com a redução dos custos de transportes. O foco está na análise logística a desde a saída do produto da fábrica até a chegada ao centro de distribuição. Refere-se de analisar a evolução das estratégias logísticas aplicando a gestão de operações empregadas nesse setor a fim de maximizar os resultados.

Palavras-chave: Custo de transportes. Gestão de Operações. Centralização.


Sumário

Introdução        1

1.        Gerenciamento da Cadeia de Distribuição        3

1.2 Estratégias para a Distribuição Centralizada        4

1.2.1 Centralização        4

1.2.2 Abastecimento dos centros logísticos        6

2.1. Classificação dos Modais de Transporte        9

2.2. A Redução De Custos em Transportes Rodoviários        10

3. Transferência Centralizada no Transporte        11

4. Resultados        13

5. Conclusão        14


Introdução

O mercado atual tem por definição uma constante evolução em diversas as áreas da sociedade - tais como tecnologia, transporte e produção - provocando uma transformação constante no modo de agir, pensar e produzir, complementando todos os conceitos que já existem, inclusive a logística.  Então se faz necessário a integração da movimentação de materiais em seu sentido mais abrangente, desde a saída de mercadorias do fornecedor, passando pela industrialização até o consumidor final.

Portanto, a logística é: “o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz, o fluxo, armazenagem e distribuição de produtos.” Envolvendo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor de maneira eficiente e ágil. A junção dos processos logísticos é primordial para alcançar a máxima eficiência e eficácia na gestão do produto. No início dos anos 90, surgiu um novo conceito conhecido como Supply Chain, que é uma ferramenta que, usa a tecnologia da informação, permite à empresa controlar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia.

Devido à sua dificuldade operacional e impacto direto nos resultados das grandes empresas - sejam estes financeiros, de vendas ou marketing – a logística tem recebido continuamente destaque no âmbito do planejamento estratégico destas corporações. O aumento das singularidades e dificuldades dos mercados, devido a uma variedade maior de produtos ofertados, maior frequência de entregas, alto custo da manutenção de estoque entre outras exigências de melhoria, torna-se indispensável às corporações aperfeiçoar seus sistemas logísticos para atender às exigências dos consumidores.

No entanto, apenas nos últimos anos as empresas se dedicaram em administrar as atividades da cadeia de suprimentos de forma integrada, a fim de analisar produtos e serviços como um fluxo constante das fontes de matérias-primas aos consumidores finais.

Para que as empresas alcancem os níveis de serviço exigidos pelos clientes, é essencial que toda a cadeia logística esteja integrada e opere na busca de objetivos em comum. Dentro dessa estrutura, a logística de distribuição é o elo entre toda a cadeia (incluídos a empresa, seus fornecedores e prestadores de serviço) e o cliente final e, consequentemente, parte de fundamental importância.


  1. Gerenciamento da Cadeia de Distribuição

Para que as redes de distribuição se tornem mais eficientes em atender as exigências dos consumidores finais, um alto nível de cooperação entre as organizações e o reconhecimento da necessidade de tornar os relacionamentos mutuamente benéficos é requerido. A troca de informações entre os integrantes da rede de distribuição assegura que a manufatura e o fornecimento de produtos sejam orientados pela demanda real, e não por previsões errôneas, e, consequentemente, permite que todos os membros do canal de distribuição operem melhor.

Para que se caracterize um canal de distribuição é fundamental que os membros que operam nesse sistema tenham uma relação de interdependência. E as atividades logísticas são definidas através do planejamento da estrutura para seus canais.

Uma vez estabelecidos os meios de distribuição, podem ser identificados os deslocamentos físico-espaciais a que os produtos serão sujeitos, detalhando-se, a partir dessa análise, a rede logística e o sistema de distribuição decorrente. A rede de distribuição é composta por depósitos, centros de distribuição, estocagem, mecanismos de transportes e estrutura auxiliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com