TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

   

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

[pic 2]

1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma. e

Diante disso, analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)

[pic 3]

Primeiro para que aja uma relação ganha-ganha entre colaborador e organização será necessário que a organização dê espaço para os colaboradores se pronunciarem e impor os porquês de não aceitar esse novo horário e também deixá-los livres para expor suas ideias.

Segundo para essa relação ganha-ganha dar certo além de a organização abrir esse espaço, os colaboradores terão que deixar a organização expor os motivos que a fizeram tomar essa decisão e efetuar essa mudança.

Após ambos terem exposto suas ideias, reclamações e decisões terão que parar pensar, analisar e refletir sobre ambas as partes onde cada um terá que ceder um pouco de um lado para chegar a um acordo e ambos chegarem à relação ganha-ganha.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo "O fim do emprego e o empreendedorismo", disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related.

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:

http://www.ludwig.com.br

http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

* Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

* Os textos motivadores não devem ser copiados;

* O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

* Linguagem coesa e coerente;

* Cite as fontes da pesquisa;

* Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

Em termos genéricos é possível dizer que a organização necessita de colaboradores com as seguintes competências: visão empreendedora, visão sistêmica, criatividade e liderança.

Visão empreendedora: No cenário atual ela é um valor em todos os sentidos onde a inovação é a chave do sucesso em qualquer empresa.

Visão sistêmica: Ela tem como objetivo tornar mais claro todo o conjunto e mostrar as modificações necessárias para melhorá-lo.

Criatividade: É necessário que ajam ideias com foco nas necessidades dos clientes e na disposição empresarial. Ela flexibiliza o pensamento, une a lógica e facilita a interpretação dos processos de trabalho.

Liderança: É a arte de saber delegar, transmitindo uma visão clara de objetivos e metas, sabendo motivar os colaboradores a alcançar a excelência no desempenho individual e da equipe.

 O importante é que essas competências reflitam os objetivos, metas, o espírito da organização e a ajudem a alcançar a excelência organizacional.

Fonte de pesquisa: http://stoa.usp.br/fjcapeletto/files/696/3597/AtitudeEmpreendedora.pdf. Acessado em 19/03/2013.

3- Pautando-se em nossos estudos dentro da perspectiva da visão contemporânea, analise o caso relatado abaixo e, em seguida, faça o que se pede:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com