TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  6/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta disciplina, apresentamos uma discussão sobre a aula e sua importância para o processo de ensino.

Conforme vimos, a aula pode ser organizada de diversas maneiras. Em sua obra, Cordeiro (2007) apresenta dois trechos de textos de Raul Pompeia e Machado de Assis, nos quais os ambientes de sala de aula do século XIX são descritos. Veja os dois trechos a seguir.

Trecho 1: Entretinha-me a espiar os companheiros, quando o professor pronunciou o meu nome. Fiquei tão pálido que Mânlio sorriu e perguntou-me, brando, se queria ir à pedra. Precisava examinar-me. De pé, vexadíssimo, senti brumar-se-me à vista, numa fumaça de vertigem. Adivinhei sobre mim o olhar visguento do Sanches, o olhar odioso e timorato do Cruz, [...] respirei [...] uma conspiração contra mim da aula inteira, desde as bajulações de Negrão até à maldade violenta do Álvares. Cambaleei até à pedra. O professor interrogou-me; não sei se respondi. [...] Acovardou-me o terror supremo das exibições, imaginando em roda a ironia má de todos aqueles rostos desconhecidos. Amparei-me à tábua negra, para não cair; fugia-me o solo aos pés, com a noção do momento; envolveu-me a escuridão dos desmaios, vergonha eterna! (POMPEIA, 1996 apud CORDEIRO, 2007, p. 38).

Trecho 2: Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. [...] O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, dependurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca (ASSIS, 1994 apud CORDEIRO, 2007, p. 39).

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Os ambientes de sala de aula descritos são semelhantes ao ambiente das escolas dos tempos atuais?

Não, percebe-se que o ambiente de sala de aula mudou muito com o passar dos anos e este sofreu adaptações de acordo com as mudanças impostas pela sociedade.

Antigamente o ambiente era mais rígido e o professor tinha total liberdade para repreender o aluno em casos de falta de educação. Como não havia tanta tecnologia na época, os alunos não possuíam tantas distrações, como nos casos de hoje - devido ao uso de celulares, e por esse motivo, deveriam prestar mais atenção às aulas.

2. O que pode ser aproveitado dos métodos descritos nas aulas promovidas pelos professores na atualidade? O que deve ser descartado?

O que pode ser aproveitado daquela época é o respeito que se tinha pelos professores, que foi algo que se perdeu com o passar do tempo. Além disso, acredito que as chamadas orais também eram um bom método de ensino para fixar o aprendizado, porém isto deve ser ministrado com cautela, de modo a não expor o aluno a situações que causem constrangimento.

O uso da palmatória já foi descartado, mas além disso, devem ser descartados métodos engessados, pois muitos professores gostam de ensinar da maneira como foram ensinados e isto torna-se ultrapassado pois estamos vivendo numa sociedade em constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com