TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1 – Gestão de Pessoas

O conceito de gestão de pessoas é o conjunto de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com a finalidade de administrar os comportamentos internos e desenvolver o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma organização.

Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma organização, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da organização e do funcionário.

Quanto a Gestão de Pessoas, Chiavenato (1999:27) define:

“As pessoas como agentes pró-ativos e empreendedores, são pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam , comunicam, supervisionam e dirigem o negócio da empresa”.

Sylvia Vergara complementa com um conceito similar, porém mais detalhado:

 “As pessoas que participam do processo de gestão estratégica de uma Organização, devem ser consultadas, sobre as mudanças que poderiam ser promovidas, essas pessoas são consideradas o coração da organização. São elas que conhecem realmente os problemas que começam na parte operacional de uma empresa. Por outro lado, além de terem cérebro e coração, as pessoas têm sentimento, o que tem de ser muito respeitado, pois só serão alcançados objetivos estratégicos através de uma ponte que una as metas da organização com os objetivos pessoais de cada uma das pessoas envolvidas no processo. Na implantação de ações estratégicas, é importante levar as pessoas a colaborarem com este processo (pois do contrário elas resistirão), e procurar também perceber o impacto que essa mudança ocasionará na vida de cada uma dela.”

Com a modernização da gestão de pessoas passamos a ver os funcionários como uma das partes mais importante da organização; tanto as organizações como as pessoas variam intensamente, o relacionamento entre as partes antes considerado conflitante, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha onde cada uma das partes tem seus objetivos, organizacionais e individuais.

A gestão de pessoas depende do foco predominante na organização, missão, visão e valores, assim atualmente, as pessoas deixaram de ser considerados recursos humanos e começaram a ser tratadas como parceiros onde, cada parceiro esta disposto a investir seus recursos na organização na medida em que obtiver o retorno adequado.

Segundo Chiavenato, este tipo de gestão tem como base três aspectos fundamentais:

• As pessoas como seres humanos;

• As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;

•As pessoas como parceiras da organização.

Gestão de Pessoas por Idalberto Chiavenato:

A gestão de pessoas, assim como recursos humanos, faz parte da área de administração, e uma das obras mais conhecidas é “Gestão de Pessoas” de Idalberto Chiavenato. Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, seus livros são utilizados por administradores de todo Brasil, além de países da América Latina, e na Europa, como Portugal e Espanha. Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros.

  1. Gestão de Pessoas nas organizações:

As organizações funcionam por meio de pessoas, que delas fazem partem decidem e agem em seu nome, por isso é daca vez mais difícil separar o comportamento das pessoas e o das organizações.

Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações, eles são chamados de funcionários, empregados, pessoal, trabalhadores, operários dependendo do tratamento da organização; recursos humanos, colaboradores, associados; ou ainda talento humano, capital humano, capital intelectual entre outros; A denominação dada as pessoas reflete o grau de importância para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com