TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de Pessoas

ATPS

Guarulhos,

2015.

              Nome

        

        RA

Bruna

00000000000

Luana

00000000000

Stefani

00000000000

Tatiane

0000000000

Thaina

0000000000

Gestão de Pessoas

ATPS

Trabalho submetido à faculdade Anhanguera

                                                       Educacional, como parte dos requisitos

                                             Necessários para obtenção da nota do

                                        3° semestre de  Gestão de Pessoas

Guarulhos,

2015.

Etapa 3

Recompensas Financeiras e Não Financeiras

Os sistemas de recompensas devem trazer tanto para a empresa como para os colaboradores algum retorno, além de incentivar as pessoas a ter um bom desempenho dentro da organização.  Elas podem ser financeiras ou não financeiras.

As recompensas financeiras são importantes para a manutenção do empregado em uma empresa, pois estão relacionadas a dinheiro, benefícios e serviços que este recebe pelo seu desempenho. Porém, elas não são as únicas maneiras de motivar os funcionários dentro de uma empresa, pois somente uma recompensa financeira não é o suficiente.

As recompensas não financeiras dizem respeito a oportunidade de desenvolvimento e reconhecimento, qualidade de vida no trabalho, orgulho da empresa e do trabalho, promoções e liberdade e autonomia no trabalho, portanto afeta diretamente o desempenho do funcionário e auto - estima.

Salário nominal, salário real e o salário mínimo?

Salário nominal é o salário que o colaborador recebe mensalmente pelo cargo  considerando apenas a parte fixa do salário (salário base) em sua forma bruta.

O salário real é o pagamento que uma pessoa recebe de maneira periódica, geralmente todo mês, ou quinzenalmente, por parte de seu empregador como consequência da prestação de uma atividade produtiva.
Já o salário mínimo é o menor salário que uma organização pode pagar para um colaborador.
Ele é estabelecido por lei e é reavaliado todos os anos com base no custo de vida da população, sua  base é sobre o valor mínimo que uma pessoa gasta para sobreviver.

Conceito de administração de salários e a busca de equilíbrio interno e externo nas organizações.

Em uma organização, cada cargo tem seu valor. Só se pode remunerar de maneira justa o ocupante de um cargo se conhecer o valor deste cargo em relação aos demais cargos da organização e também do mercado.  A administração de salários é um assunto que abrange a organização, e todos os níveis e setores. Assim define-se administração de salários como um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia.

O equilíbrio interno é importante, porque os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos demais funcionários. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração vem da diferença de remuneração entre cargos e pessoas.

O equilíbrio externo se consegue com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. É muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares.

Em suma para que os equilíbrios internos e externos sejam mantidos, é necessário o desenvolvimento de um programa de cargos e salários.

Quais são os principais métodos de avaliação de cargos?

  • Quantitativa ou qualitativa.

Avaliação de cargos em uma organização sem cargos.

A avaliação de cargos busca apresentar um  valor relativo de cada cargo dentro da empresa, e a classificação arruma os salários dos cargos em uma estrutura integrada  com as respectivas faixas salariais em ordem gradativa de valores.

Tipos de benefícios e programas de incentivos

Os benefícios é uma  das principais armas para atrair e manter os colaboradores, bem como o principal custo empresarial, eles precisam ser administrados com cuidado.

Cada empresa adota estratégias como, por exemplo, ações com foco na melhoria da qualidade de vida, programas de incentivo que resultam em premiações, entre outros.

Esses benefícios compõem a chamada Remuneração Indireta. Ela é parte representada pelos benefícios concedidos aos profissionais de forma não pecuniária, visando contribuir para a melhoria das condições de vida do empregado e de sua família.

A implantação de todo benefício deve ser precedida de análise cuidadosa, procurando alcançar o maior número possível de funcionários, evitar a discriminação e, ainda, reconhecer demandas diferenciadas de cada grupo de profissionais. Os benefícios devem priorizar os aspectos ligados às necessidades mais básicas (saúde e seguridade social) .

Os benefícios se dividem em: comuns, diferenciados, impactantes e flexíveis. Exemplos:

 Benefícios Comuns:

Alimentação

Assistência médica

Assistência odontológica

Cesta Básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (370.9 Kb)   docx (281.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com