TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos EAD

Por:   •  3/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Gestão de Recursos Humanos EAD

 

 

Aluna: Clicia de Oliveira Portella

Matrícula: 1230114389

Disciplina: Empreendedorismo

Tutor: Ronaldo Piloto

A ÉTICA EMPRESARIAL NA BLACK FRIDAY

Niterói/RJ

   2023

.

  1. Introdução

A concessionária Veloz, atuante no mercado automobilístico há 10 anos, enfrenta desafios recentes em sua posição competitiva. Com o intuito de retomar a sua antiga posição no mercado, a empresa decidiu adotar um novo modelo de gestão baseado em competências.

A gestão por competências é uma abordagem estratégica que visa alinhar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores com as metas e objetivos da organização. 

Neste trabalho, estabeleceremos um breve plano para orientar o processo de implementação do modelo piloto de gestão por competências na concessionária Veloz. Analisaremos a atividade comercial da concessionária, identificamos competências para os seus cargos-chave e apresentaremos formas de instalar essas competências na organização. Através desse plano, a concessionária poderá promover um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo e orientado para resultados, capacitando seus colaboradores para enfrentar os desafios do mercado atual.

  1. Desenvolvimento

A concessionária Veloz é especializada em venda de automóveis, oferecendo uma ampla gama de veículos novos e usados.  Seu modus operandi inclui a aquisição de veículos junto a fabricantes, a realização de vendas diretas a consumidores finais e a prestação de serviços de assistência técnica e manutenção dos veículos. Dentre os cargos necessários para a realização dessas atividades, destacamos o “consultor de vendas”, responsável por realizar o atendimento aos clientes, apresentar os veículos disponíveis, negociar condições comerciais e fechar as vendas.

Ao considerarmos o cargo de consultor de vendas e as atividades desempenhadas na concessionaria, algumas competências são essenciais para o sucesso da organização como: Conhecimento do produto, os colaboradores devem possuir um profundo conhecimento dos veículos comercializados, incluindo suas características técnicas, benefícios, diferenciais e opções de customização. E desta forma, os consultores de vendas podem apresentar informações relevantes aos clientes, auxiliando-os na escolha do veículo mais adequado às suas necessidades. Outra competência que podemos destacar é a de Habilidades de negociação que é fundamental para o consultor de vendas, saber conduzir as negociações com os clientes, buscar entender as demandas, oferecer alternativas e chegar a acordos vantajosos para ambas as partes. A Orientação para resultados também é fundamental, pois implica estabelecer objetivos desafiadores, trabalhar de forma proativa, acompanhar indicadores de desempenho e buscar aprimorar as vendas, visando atingir as metas estabelecidas pela concessionária. Ter um bom relacionamento interpessoal, os colaboradores devem possuir habilidades de comunicação eficazes, empatia, capacidade de ouvir ativamente e resolver conflitos, promovendo um ambiente de confiança e fidelização dos clientes. Destacamos também a competência de Adaptabilidade e Flexibilidade o mercado automobilístico vive em constante mudanças e os funcionários precisam se adaptar rapidamente às novas demandas, tecnologias, tendências de mercado e estratégias da concorrência. A capacidade de se adaptar e flexibilizar diante dessas mudanças é essencial para a concessionária Veloz. E por último o Conhecimento financeiro, o entendimento básico de conceitos financeiros é importante para os consultores de vendas, uma vez que precisam calcular financiamentos, taxas de juros, parcelas e oferecer informações sobre formas de pagamento. O conhecimento financeiro contribui para uma abordagem mais precisa e efetiva nas vendas dos veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com