TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento e o Serviço Social

Por:   •  17/6/2016  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão do conhecimento e o Serviço Social

A palavra gestão significa gerir, administrar, gestão do conhecimento significa aprender sobre um assunto, entender, divulgar e discutir a cerca desse assunto que você aprendeu. No serviço social gerir conhecimento é fundamental no meu ponto de vista, pois o profissional precisar ser capaz de entender, analisar, discutir e transmitir informações verídicas para a população. É importante o profissional se atualizar constantemente a cerca das carências que a população necessita no momento.

Para entender a gestão do conhecimento é necessário saber os conceitos entre dado, informação e conhecimento. Dado: “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos já ocorridos” (DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence); Informação: são dados interpretados; Conhecimento: deriva da informação, que deriva do dado. O assistente social deve saber organizar e sistematizar os dados, a informação e o conhecimento para poder gerenciar essas informações e disseminá-las para a população que necessita do seu auxilio.

O conhecimento explícito é o conhecimento que pode ser compartilhado, é transmissível e exige experiência direta do conhecimento (conhecimento tácito). Esse é um tipo de conhecimento que um profissional em serviço social precisa usar, pois ele precisa transmitir para a população que não sabe, ou que não tem oportunidades de ter ciência, os seus direitos humanos e é trabalho do assistente social viabilizar o acesso dessas pessoas a saúde, educação, assistência social, previdência social e a cultura. O assistente social então precisa ter primeiro o conhecimento tácito dessas políticas para então poder transmitir corretamente por meio do conhecimento explícito.

O conhecimento tácito é o conhecimento que é particular a cada um, ou seja, é restrito a nós. É a experiência que o indivíduo adquiriu ao longo da vida. O conhecimento explícito depende do conhecimento tácito porque para ser utilizado de maneira correta o indivíduo precisa dessa experiência vivida. Ou, como disse Karl Polanyi: “o conhecimento explícito precisa ser tacitamente compreendido e aplicado. Assim sendo, todo conhecimento ou é tácito ou se apóia no conhecimento tácito. Um conhecimento totalmente explícito é impensável”.

No texto “Gerenciando a sim mesmo”, Peter F. Drucker, o autor fala que temos que “nos encaixar onde possamos dar a maior contribuição”, para isso o autor afirma (e concordo com ele) que precisamos saber quais são nossas aptidões e para descobrir nossas aptidões é necessário um feedback, anotar o que esperamos que irá, pode acontecer. “Diversas implicações para nosso agir seguem-se dessa análise do feedbackEm primeiro lugar, devemos concentrar nossas aptidões, posicionando-nos onde elas poderão produzir resultados. Segundo, temos de nos esforçar para incrementar nossas aptidões. Uma análise logo mostrará onde precisamos aperfeiçoar nossas habilidades ou adquirir novas. E também mostrará quais pontos falhos existem em nossos conhecimentos e quais podem ser sanados” (DRUCKER, Peter F.). Em suma, é uma técnica simples e que nos mostra em que somos competentes e incompetentes, saber nossas fraquezas e nossas virtudes. Associando essa técnica e a profissão de serviço social, acredito que mostrará em qual área do serviço social melhor se encaixa comigo, ainda não tive oportunidade de conhecer a fundo as áreas do serviço social, mas quando o tiver, irei pôr em prática esse método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com