TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Controle de Riscos

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.571 Palavras (15 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

Análise e  Controle de Riscos.................................................................................................................4

Avaliações e Equipamentos de Medições na Area de Segurança do Trabalho...............................................................................................................6

Caracterisitica de Um Intraempreendedor ..................................................................8

Empreendedorismo em Segurança do Trabalho..........................................................9

CONCLUSÃO.......................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

               A pesquisa tem como objetivo, conscientizar com relação minimização e controle de riscos nas atividades de trabalho biotecnológico das diversas áreas de Segurança do Trabalho. Visando o controle dos métodos de segurança para evitar riscos de acidentes químicos, físicos, microbiológicos e ecológicos para o trabalhador. Sendo ele trabalhador e cidadão, buscando a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida.

               Inspeções de segurança são levantadas os fatores ambientais de insegurança e, por meio de recomendações para correção de tais falhas, elas poderão ser evitadas. É necessário mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios.

              É preciso resgatar o valor humano, a necessidade de reconhecimento pode ser frustrada pela empresa, quando ela não valoriza o desempenho da equipe.

                 Os riscos não podem ser analisados de forma estática, pois as empresas, os ambientes e as organizações estão frequentemente mudando, e as análises de riscos precisam ser periodicamente revistas. Além da introdução de novas tecnologias, uma tecnologia, máquina ou pode, com o passar do tempo, se degradar em função da falta de manutenção ou uso de “gatilhos” ou “gambiarras” que comprometem a segurança. Também uma mudança na organização, como a terceirização ou redução de efetivos, pode introduzir trabalhadores diretos ou terceirizados em situações de risco graves.


  1. 2         análise e controle de riscos

           A análise dos riscos nos locais de trabalho deve necessariamente incorporar a vivência, o conhecimento e a participação dos trabalhadores, já que eles realizam o trabalho cotidiano e sofrem seus efeitos e, portanto, possuem um papel fundamental na identificação, eliminação e controle dos riscos. Os processos produtivos afetam a vida dos trabalhadores em geral e o meio ambiente, através da poluição crônica ou dos acidentes ambientais, sendo um tema a ser debatido pelo conjunto da sociedade. Por isso, os riscos nos locais de trabalho não são um problema somente técnico: é também de natureza ética e política, e tem mais a ver com as relações de poder na sociedade e nas empresas do que com o mundo restrito da ciência e da técnica.

             Os riscos decorrentes de processos produtivos e tecnologias que ignoram ou desprezam as necessidades de seres humanos e do meio ambiente não são enfrentados só tecnicamente por especialistas e cientistas, mas pela atuação organizada dos trabalhadores e dos cidadãos em geral na luta pela defesa da vida e da democracia. Havido uma mudança substancial no enfoque dos profissionais que trabalham com os riscos nos locais de trabalho, busca-se enfatizar mais o aspecto preventivo, ou seja, atuar no controle e eliminação dos riscos na fonte, e não após a ocorrência de acidentes e doenças. Também a organização do trabalho e as práticas gerenciais passaram a ser reconhecidas como importante foco de análise, seja como causadora de acidentes, doenças e sofrimento, ou como integrantes fundamentais das políticas de segurança e saúde nas empresas.

              Alguns princípios de interesse para os trabalhadores que devem ser destacados nesta concepção mais moderna são enumerados como o foco principal da análise de riscos nos locais de trabalho é a prevenção, os riscos devem ser eliminados sempre que possível, e o controle dos riscos existentes deve seguir os padrões de qualidade mais elevados em termos técnicos e gerenciais; Os trabalhadores são sujeitos fundamentais na análise e controle dos riscos, precisam lutar para que a defesa de sua saúde, confrontando as prioridades e soluções, nos investimentos realizados, na escolha de tecnologias, na compra de equipamentos e nas formas de contratação, treinamento e divisão de tarefas dos trabalhadores; O risco à saúde dos trabalhadores, à população e ao meio ambiente deve fazer parte de uma gestão integrada das empresas.

            A análise de riscos não substitui as exigências legais que obrigam as empresas a adotarem mecanismos de proteção à saúde dos trabalhadores. A análise de riscos nos locais de trabalho deve se pautar também nas normas e leis existentes, ao mesmo tempo em que devem superá-las, pois nem todas as realidades específicas de cada setor, região ou empresa, e nem as estratégias de eliminação e controle dos riscos em mundo dinâmico podem ser cobertas integralmente pela legislação.

                Analisando os riscos de interesse à saúde dos trabalhadores, identificando possibilidade de que algum elemento ou circunstância existente num dado processo e ambiente de trabalho possa causar danos à saúde, seja através de acidentes, doenças ou do sofrimento dos trabalhadores, ou ainda através da poluição ambiental. Os riscos podem estar presentes na forma de substâncias químicas, agentes físicos e mecânicos, agentes biológicos, inadequação ergonômica dos postos de trabalho ou, ainda, em função das características da organização do trabalho e das práticas de gerenciamento das empresas, como organizações autoritárias que impedem a participação dos trabalhadores, tarefas repetitivas e monótonas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com