TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra do Fogo

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO CRÍTICO

        A Guerra do Fogo, filme dirigido por Jean-Jacques Annaud e que tem como gênero Aventura/Drama lançado em 1981, conta com o seguinte elenco:

Everett McGill - Naoh

Ron Perlman - Amoukar

Nicholas Kadi - Gaw (como Nameer El-Kadi)

Rae Dawn Chong - Ika

Gary Schwartz - Rouka - The Ulam Tribe

Naseer El-Kadi - Nam - The Ulam Tribe

Franck-Olivier Bonnet - Aghoo - The Ulam Tribe

Jean-Michel Kindt - Lakar - The Ulam Tribe

Kurt Schiegl - Faum - The Ulam Tribe

Brian Gill - Modoc - The Ulam Tribe

Terry Fitt - Hourk - The Ulam Tribe

Bibi Caspari - Gammla - The Ulam Tribe

Peter Elliott - Mikr - The Ulam Tribe

Michelle Leduc - Matr - The Ulam Tribe

Robert Lavoie - Tsor - The Ulam Tribe

        O filme se passa nos tempos da pré-história onde o foco principal gira em torno do fogo, que é a fonte natural de sobrevivência da época. Devido ao ataque de uma tribo que buscava por esse fogo, a chama se apaga e faz com que três membros da tribo, a qual o fogo pertencia, saiam numa busca incessante por uma nova chama para assim fazer com que sua tribo sobreviva. Nesta busca eles passam por várias situações como ataques de tribos inimigas além de animais selvagens como lobos, leões e ursos. Na busca pela nova chama, surge uma mulher de uma tribo mais desenvolvida a qual se relaciona com um dos três homens. Mas em meio a jornada, ela foge e volta para sua tribo de origem, fazendo com que o homem vá atrás dela, mostrando assim já existir naquela época uma forma de sentimento afetivo. Ao chegar na tribo da mulher são passados ensinamentos e então ele aprende a forma como se fazer o fogo através do atrito de madeira. Com esse aprendizado eles voltam em busca do seu povo levando com eles a mulher, que no final do filme está grávida esperando um bebê de uma mistura de povos que no futuro viriam a se desenvolver e aprender novas técnicas de sobrevivência.

        O que me chamou bem a atenção foi a forma como se comunicavam. Apesar de não haver legenda e tradução para o que falavam, era possível entender o que tentavam dizer pelos gestos e atitudes.

        O roteiro eu achei bem interessante, mostrou bem a forma como se vivia naquela época. A caracterização perfeita para um filme onde o enredo era sobre a pré-história. A maquiagem e trejeitos dos personagens ficaram excelentes, principalmente para a época em que foi gravado (1981) onde não existia tanta tecnologia e efeitos especiais como hoje em dia.

        A música foi bastante importante, pois em todos os momentos tinha um pouco de trilha sonora, sendo leve nos momentos mais pacíficas e mais intensas nos momentos de combates ou suspense. Foi bastante usada, mas não comprometeu o filme.

        Acredito que o filme possa ser usado como uma mensagem didática, onde podemos aprender a dar mais valor e cuidarmos melhor das nossas fontes naturais. Foi mostrada a importância de uma fonte natural para a sobrevivência da humanidade. A mensagem que fica é que devemos valorizar mais o meio ambiente e nossos recursos naturais para que num futuro não muito distante a humanidade não enfrente um colapso pela falta de tais recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com