TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Homeopatia Na Educação Física

Monografias: A Homeopatia Na Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE VIÇOSA

OCELÍ SIQUEIRA EVELING

TRABALHO DE HOMEOPATIA

A homeopatia na Educação Física

Juiz de Fora

2009

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é apresentar a necessidade de exercícios físicos para a saúde e aplicação dos conhecimentos homeopáticos para atendimentos de emergências nos acidentes e sintomas que ocorram durante as atividades físicas.

O estudo apresenta alguns sintomas e acidentes mais comuns que acontecem durante a prática dos esportes e demais modalidades que a educação física apresenta em sua diversidade de conteúdo.

Sendo assim, o presente estudo analisará a importância da educação física e dos conhecimentos homeopáticos nos atendimentos emergenciais.

Desde já é importante ressaltar que será abordado o assunto de forma resumida uma vez que este tema será apresentado com mais profundidade na monografia de fim de curso.

1 – A HOMEOPATIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

A fundamentação teórica deste trabalho se encontra no trabalho de Ronald Moller, “Terapias Holísticas no Esporte”.

Segundo Moller (2001), há uma ampla gama de atividades esportivas disponíveis na educação física, e no momento da escolha deve-se considerar a aptidão de cada pessoa e ainda seu porte físico e idade, isso porque a atividade física colabora com a saúde, ela precisa ser um fator de contribuição, mas ela por si só não dá saúde. Cada atleta precisa de treinamento e tratamento específicos, individualizado e adequado ao seu estado físico e psíquico.

Com o aumento do número de pessoas praticando esportes, aumentam também acidentes esportivos e problemas físicos causados pela fadiga e excesso de tensão, eles também ocorrem por falta de aquecimento ou má execução. Os membros atingidos com maior freqüência são os inferiores e a maior parte dos problemas são contusões, luxações, lesões musculares e nos tendões. Por causa destes problemas, o atleta amador pode ter sua vida profissional comprometida, mas para o atleta profissional o risco é muito maior, levando-se consideração ser a atividade físico-desportiva o seu trabalho, seu ganha-pão.

Como tratamento para esses problemas, a homeopatia se apresenta com grande utilidade tanto para atletas amadores como para profissionais. A homeopatia é um método de regulação natural que pode otimizar as funções corporais. Faz isto através da liberação de energias e qualidades positivas ainda latentes dentro do atleta. Assim ela pode atuar de forma benéfica e positiva, podendo ser usada como terapia única ou em conjunto com outras terapias. A linha de raciocínio e aplicação neste caso não é clássica. De acordo com cada acidente esportivo podemos aplicar um, dois ou mais remédios Homeopáticos. Cada medicamento tem uma ação local comprovada e reconhecida. Acidentes graves como uma fratura, por exemplo, devem ser tratados da forma tradicional.

Assim como a Homeopatia, se pode usar os Sais Bioquímicos de Schussler. Deve-se fazer um estudo detalhado de cada caso e, através da coleta de sintomas, pode-se então chegar ao remédio mais indicado. Também podem ser usados dois, três ou mais remédios misturados.

2 – SINTOMAS E MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS E SAIS BIOQUÍMICOS

Bursite

Homeopatia: Aconitum. Arnica, Bryonia, Silicea, Sticta pulm.

Sais Bioquímicos: Kalium phosphoricum de hora em hora

Contusões e distensões

Homeopatia: Arnica, Calendula, Ruta, Hypericum, Conium, Ledum.

Sais bioquímicos: De início, Ferrum Phosphoricum de 15 em 15 minutos, se há inchaço, alternar com Calcium Fluoratum 6 vezes ao dia.

Dores em geral

Homeopatia: Chamomilla, Aconitum, Coffea e Hypericum

Entorse / luxação

Homeopatia: Arnica, Bryonia, Hypericum, Ruta, Rhus Tox., Symphytum, Millefolium

Sais bioquímicos: De início, Ferrum Phosphoricum de 15 em 15 minutos, com inchaço, Kalium Chloratum de hora em hora

Febre

Homeopatia: Aconitum, Belladonna, Bryonia, Echinacea, Gelsemium, Pulsatilla.

Sais Bioquímicos: No início, Ferrum phosphoricum de 15 em 15 minutos, e Kalium phosphoricum de hora em hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com