TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Homossexualidade na Atualidade

Por:   •  30/10/2015  •  Dissertação  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

A homossexualidade na atualidade

Ao falar sobre a homossexualidade temos que discutir sobre a construção social da sexualidade que é fundada no patriarcalismo que não aceita aquilo que é diferente do modelo heterossexual, monogâmico e com o sexo com finalidade reprodutiva. Para se firmar, esse modelo acaba rejeitando e julgando outras formas de expressão abrindo espaço para o preconceito. Junto disso vem o discurso fundado a partir do discurso higienista iniciado no século XVIII que fortaleceu a ideia de patologia da (homo)sexualidade, controlando a sexualidade das pessoas, em um discurso moral normativo, estabelecendo aquilo que é “certo” e aquilo que é “errado”. Esse discurso higienista patologizou a sexualidade humana, dando como "norma" o modelo heterossexual, monogâmico, com o sexo voltado para a reprodução.

Esse padrão hétero normativo favorece o surgimento da homofobia que discrimina, causa injustiça, e cria desigualdade e sofrimento nas pessoas. Com a quebra dessa norma da sexualidade que presenciamos atualmente, torna-se necessário ações voltadas para a aceitação da homossexualidade, a aceitação da diversidade sexual e das diretrizes que incluem possibilidades de expressão, em defesa do bem estar humano e do direito de escolha do próximo.

Durante o passar dos anos a luta por igualdade se intensificou e com isso foi possível que alguns direitos tenham sido reconhecidos, como: a cirurgia de mudança de sexo pelo SUS (2008), a possibilidade de adoção (2010), o direito de usar o seu nome social (2010), o reconhecimento da união estável (2011), a criminalização da homofobia (2013), dentre outras conquistas que são muito importantes nessa luta por igualdade.

Sabemos que já houveram avanços na busca da igualdade, mas ainda há muito o que ser feito para que se acabe a intolerância e essas pessoas possam ter seus direitos como qualquer outro cidadão.

As distorções a respeito da homossexualidade – e da sexualidade de uma forma geral –, associadas à falta de informação, à educação domesticadora, à intolerância, ao egoísmo e ao medo, funcionam como bases para a formação do preconceito. Os efeitos

sociais desse preconceito são o sofrimento, a perda do respeito pela pessoa humana, a restrição da liberdade, a introdução da desigualdade, o estabelecimento e alimentação da discriminação, e a promoção da injustiça (DALLARI, 1996-1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com